João Aranha diz que "era a decisão esperada e certa nesta altura do campeonato"
O presidente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), João Aranha, esta terça-feira que a decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) em adiar os Jogos Olímpicos para 2021, devido à pandemia da covid-19, não "apanhou de surpresa" as federações.
"Era a decisão esperada e certa nesta altura do campeonato. Não fazia sentido manter uma data que todos sabiam que era relativamente inviável. Estamos perfeitamente alinhados com as decisões do COI e temos de agradecer ao Comité Olímpico de Portugal (COP), que foi primordial e tem sido de uma posição sempre muito assertiva", sublinhou.
Relacionada
Em declarações à agência Lusa, João Aranha realçou que adiar o evento para o verão de 2021 "é capaz de ser a única solução", reforçando a ideia de que, adiando apenas por alguns meses, acabaria por colidir com os Jogos Olímpicos de inverno, e espera que a exceção existente na lei portuguesa para os atletas olímpicos continuarem a efetuar os seus treinos seja alterada.
"Esperamos que o adiamento também se reflita na lei portuguesa e naquela exceção existente. Nesta altura, não havendo objetivos de Jogos, campeonatos e provas, não faz sentido haver exceção de treinos em Portugal. Temos de salvaguardar a vida humana e estar, no nosso caso, ausentes da praia, com muita pena nossa, mas para o bem de todos", frisou.
Em relação a uma possível recalendarização de provas e qualificações, o dirigente federativo está "à espera de mais informação", mas considerou que "não restará nenhuma alternativa à federação mundial" de surf do que adiar a última prova de qualificação, prevista para junho, em El Salvador.
"Contactámos a Associação Internacional de Surf [ISA, na sigla inglesa] a alertar para a situação e pedimos que sejam conscientes e adiem o campeonato, para que os atletas façam um bom período de treino, sendo que vão ficar fora da água durante algum tempo. Acreditamos que a ISA vai tomar a melhor decisão possível e gerir consoante a data dos Jogos Olímpicos", disse.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
O Presidente dos Estados Unidos vai assinar hoje um decreto para oficializar a 'task force', informou a Casa Branca
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia