Informação é avançada pelo 'The Times'
É um assunto que tem gerado grande polémica ao longo dos últimos anos e pode encontrar agora uma resolução. O Comité Olímpico Internacional (COI) está a preparar-se para afastar todas as atletas transgénero das categorias femininas dos Jogos Olímpicos, avança esta 2.ª feira o ‘The Times’. De acordo com as informações divulgadas pelo jornal britânico, o organismo pode anunciar a decisão já no início do próximo ano e implementá-la desde logo nas próximas edições de inverno e verão.
Esta decisão surge depois de Kirsty Coventry, eleita presidente do COI em março passado, ter prometido “proteger as categorias femininas”, dando a entender que esta seria a sua intenção.
Refira-se que, até aqui, o COI tinha optado por dar a cada modalidade a liberdade de escolha sobre a participação de atletas transgénero nas respetivas competições — ainda que exigindo que as mulheres transgénero só poderiam competir com níveis reduzidos de testosterona, após submeterem-se a uma medicação hormonal. Mas Kirsty Coventry, eleita presidente do organismo no passado mês de março, tinha prometido durante a campanha que iria “proteger as categorias femininas”.
Segundo o ‘The Times’, a diretora médica e científica do COI apresentou na semana passada aos restantes membros as conclusões iniciais de um relatório científico pedido pela organização sobre as atletas transgénero e as atletas com diferenças no desenvolvimento sexual. De acordo com o relatório, existem provas científicas de que alguém que nasceu biologicamente com o sexo masculino terá sempre vantagem físicas — mesmo que tenha realizado tratamentos de supressão hormonal durante vários anos.
Além disso, este debate é também bastante influenciado pelo facto de os próximos Jogos Olímpicos de Verão, em 2028, serem sediados em Los Angeles, nos EUA. Recorde-se que em fevereiro deste ano, Donald Trump, pouco tempo após tomar posse como Presidente dos EUA, assinou a proibição de atletas transgénero de participar nos desportos femininos no país. Portanto, esta restrição que o COI agora pretende impor também servirá para ir ao encontro dos desejos do presidente norte-americano.
Relacionadas
Informação é avançada pelo 'The Times'
Cerimónia de assinatura de contratos para a reabilitação e apetrechamento dos Centros de Alto Rendimento
Companhia aérea nacional assinou protocolos com os comités olímpico e paralímpico esta quarta-feira
Perante Marcelo Rebelo de Sousa
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos