Ex-presidente da CDP e do COP, falecido em 2024, foi galardoado com o prémio Mérito Desportivo Alto Prestígio
A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) anunciou esta 3.ª feira a atribuição do prémio Mérito Desportivo Alto Prestígio ao antigo presidente do organismo José Manuel Constantino, que morreu em 2024, em gala no dia 26 de maio.
A distinção, a ser atribuída na 28.ª Gala do Desporto, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, reconhece o legado de Constantino, que presidiu à CDP entre 2000 e 2002, num percurso de dirigismo desportivo que teve como ponto máximo os 11 anos à frente do Comité Olímpico de Portugal (COP), entre 2013 e 2024.
Presidiu também ao Instituto do Desporto de Portugal, dirigiu o Centro de Estudos e Formação Desportiva, e dedicou-se a pensar o desporto em Portugal no pós-25 de abril de 1974, um legado que a CDP quer agora recordar, a par do seu "impacto transformador".
Em comunicado, o organismo destaca o antigo dirigente, que morreu em agosto de 2024, no dia do encerramento dos Jogos Olímpicos Paris2024, como "figura maior do desporto nacional", prestando-lhe "merecida homenagem".
Também o Ginásio Clube Português, neste caso pelos 150 anos de existência, em parceria com a Câmara de Lisboa, vai ser homenageado na gala, que entrega seis prémios, relativos à performance desportiva no ano passado.
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Português em destaque nos campeonatos que decorrem em Nova Deli, na Índia
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
Suazo, hondurenho do Sp. Braga, também destacado pela publicação inglesa
As duas equipas já estão apuradas para o Mundial de 2026
Central cometeu dois erros flagrantes no primeiro desaire da história da canarinha frente ao Japão
Técnico não sobrevive aos maus resultados e é demitido após desaire com o Kosovo