Judoca portuguesa afirma que os "Jogos Olímpicos podem esperar", mas "as vidas em risco não"
Patrícia Sampaio, uma das judocas portuguesas em lugar elegível para Tóquio2020, sublinhou esta terça-feira que os "Jogos Olímpicos podem esperar", mas "as vidas em risco não".
A judoca, que compete na categoria de -78 kg e encontra-se em isolamento na sua casa em Tomar, comentou assim o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, que se deveriam realizar entre 24 de julho e 09 de agosto.
O adiamento para 2021 foi esta terça-feira conhecido, através de um comunicado conjunto do Comité Organizador e do Comité Olímpico Internacional (COI), devido à crise sanitária vivida, com a pandemia da Covid-19.
"Acima de judocas, somos todos cidadãos conscientes, que vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para vencer este combate", disse a judoca, de 20 anos, admitindo existir um misto de tristeza e insegurança, mas também de alívio.
Sentimentos suscitados por estar à porta dos seus primeiros Jogos Olímpicos, um "sonho de criança", mas aliviada por ser tomada a decisão certa.
"Falta mais um ano ainda. Afinal ainda estou a um ano dos meus primeiros Jogos Olímpicos. Há um misto de tristeza e insegurança, e alívio por tomarem a decisão mais correta em prol do bem-estar mundial", considerou.
Patrícia Sampaio é um dos oito nomes do judo português que estão em lugar de apuramento olímpico, juntamente com Catarina Costa, Joana Ramos, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Anri Egutidze e Jorge Fonseca.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Em Portugal, há 33 mortos e 2.362 infetados confirmados. Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
O Presidente dos Estados Unidos vai assinar hoje um decreto para oficializar a 'task force', informou a Casa Branca
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia