Modalidade estreia-se nos jogos de Los Angeles'2028, ao lado do críquete, do lacrosse, do squash e do basebol/softbol.
A Federação Portuguesa de Futebol Americano (FPFA) quer finalizar a atribuição do estatuto de utilidade pública em 2024 para formar uma seleção de flag football e apontar aos Jogos Olímpicos Los Angeles'2028, disse à Lusa o presidente.
Segundo explicou à Lusa Rui Pedro Soares, que preside à associação que está "em fase final de entrega do pedido de reconhecimento do estatuto de utilidade pública", a expectativa é que no início de 2024 este seja submetido para poder agir ainda nesse ano.
O anúncio de que o flag football, uma vertente sem contacto do futebol americano, cuja disciplina dominante é o chamado tackle football, vai ser modalidade olímpica em Los Angeles'2028 obriga a que se tenha "de ser rápido para levar uma boa equipa".
"A boa notícia de segunda-feira era, de certa forma, esperada. A comissão que tem organizado o flag football em Portugal [está em] conversas para realizar oficialmente o campeonato por via da federação. No mesmo ano, queremos criar a seleção nacional, e esperamos estar em Los Angeles'2028", resume o dirigente associativo.
Esta disciplina está implementada em Portugal, adianta Rui Pedro Soares, desde 2013, e em 5 de novembro o Porto receberá o próximo torneio nacional, o primeiro desde o anúncio da entrada no programa olímpico.
Quanto ao estabelecimento da federação, este teve um primeiro pedido indeferido em 2018, "por alguns pontos não estarem reunidos", e o objetivo é agora passar pelo crivo para poder ambicionar estar em Los Angeles.
A associação congrega já mais de 500 jogadores filiados na variante tackle, em que as 13 edições do campeonato demonstram que a modalidade "tem crescido muito", com a última final, em junho, a reunir mais de mil espetadores na Figueira da Foz.
"Também é objetivo da federação que o flag football, como não tem contacto, seja integrado e reconhecido no desporto escolar", conta Rui Pedro Soares.
O flag football entra em Los Angeles'2028 ao lado do críquete, do lacrosse, do squash e do basebol/softbol.
A modalidade coletiva entrará, assim, nos Jogos Olímpicos e também nos Paralímpicos em 2028, seis anos depois de se estrear nos Jogos Mundiais, como disciplina convidada.
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Português em destaque nos campeonatos que decorrem em Nova Deli, na Índia
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
Organismos e emissários de clubes têm mantido negociações secretas e já existe uma base de entendimento
Ex-selecionador de Inglaterra continua a ser apontado ao lugar de Ruben Amorim
Ex-jogadores do Manchester United não têm poupado o treinador português
Demetri Mitchell não precisou de agente e acabou por garantir um salário superior