Presidente francês sublinha que estão a ser preparados vários cenários
O Presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu esta quinta-feira que o "cenário preferido" continua a ser uma cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris'2024 no rio Sena, apesar da ameaça de ataque.
Emmanuel Macron abordou ainda as polémicas recentes levantadas em torno da cantora franco-maliana Aya Nakamura, garantindo que esta estaria na cerimónia de abertura, caso fosse escolhida pela organização, "perfeitamente no seu lugar".
"O cenário preferido, que estamos a preparar e que queremos, é obviamente aquele que foi planeado com todos os organizadores e cujos detalhes serão revelados oportunamente", declarou Macron, à margem da inauguração do novo centro aquático de Saint-Denis.
O Chefe de Estado francês disse que se deve "assumir a responsabilidade por esta cerimónia de abertura", mesmo tendo consciência que "a França, infelizmente, está sob ameaça terrorista há já vários anos".
"Estamos a preparar vários cenários. Se a ameaça evoluir, se considerarmos que as circunstâncias assim o exigem, temos cenários alternativos", explicou Macron, sem acrescentar detalhes.
O presidente garantiu ainda não ter dúvidas de que a Rússia tem como alvo os Jogos Olímpicos, sobretudo "em termos informativos".
"A força da alma, a autoconfiança, a relação com a verdade são a força das democracias e das grandes nações", acrescentou.
Questionado sobre a possibilidade de participação da cantora francófona Aya Nakamura nas festividades em torno dos Jogos Olímpicos, Macron remeteu a decisão ao diretor artístico dos programas de abertura e encerramento, Thomas Jolly.
"Ela diz muito a muitos dos nossos compatriotas e penso que tem o seu lugar numa cerimónia de abertura ou encerramento dos Jogos. Não vou revelar aqui os detalhes, mas se ela fizer parte desta cerimónia com outros artistas, acho que é bom", disse.
A possibilidade da cantora participar nas festividades em torno dos Jogos Olímpicos Paris'2024 despertou a indignação da direita e da extrema-direita, que veem essa possibilidade como uma forma de "dividir" e "humilhar" os franceses e criticam a linguagem que ela utiliza nas suas canções.
San Siro, Cortina d´Ampezzo, Livigno e Predazzo receberão momento sempre especial
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Português em destaque nos campeonatos que decorrem em Nova Deli, na Índia
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua