O palco maior para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020 vai estar terminado muito antes do começo da competição
A construção do novo estádio olímpico de Tóquio vai ser concluída em novembro de 2019, meses antes da data inicialmente prevista, anunciou esta sexta-feira o Governo japonês.
Segundo avançado anteriormente, o estádio olímpico deveria ficar pronto apenas poucos meses antes da realização dos Jogos Olímpicos de 2020.
O Executivo aprovou esta sexta-feira o plano de construção das instalações, a cargo de uma joint-venture, dirigida pela construtora Taisei, que prevê que as obras arranquem no próximo mês de dezembro.
O acordo, a ser assinado, fixa o preço da construção em 149.000 milhões de ienes (1,3 mil milhões de euros), valor abaixo do teto de 155.000 milhões de ienes (1,36 mil milhões de euros) previamente estabelecido pelo Governo do país asiático.
A construção do estádio é "essencial" para o sucesso dos Jogos, destacou a ministra responsável pelos Olímpicos e Paralímpicos, Tamayo Marukawa, em conferência de imprensa após a aprovação do plano.
No encontro, em que participou o presidente do Conselho dos Desportos do Japão, proprietário do estádio, foi também abordado a utilização a dar ao recinto após o evento, estando em cima da mesa a possibilidade de ser privatizado para acolher jogos de futebol, provas de atletismo e outros eventos não desportivos.
A aprovação do plano tem lugar um dia depois de se ter sido revelado que o custo final de organizar Tóquio'2020 poderá quadruplicar face ao orçamento inicial de 700.000 milhões de ienes (6.154 milhões de euros) até aos 3 biliões de ienes (26.372 milhões de euros).
O governo local estuda o uso de instalações que já existem ou a transferência para recintos fora da capital de algumas das competições desportivas para baixar custos, o que significaria, a concretizar-se, uma nova alteração aos planos iniciais.
A preparação dos Jogos Tóquio'2020 tem estado envolvida em algumas polémicas, nomeadamente no que se refere ao projeto do estádio olímpico.
San Siro, Cortina d´Ampezzo, Livigno e Predazzo receberão momento sempre especial
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Português em destaque nos campeonatos que decorrem em Nova Deli, na Índia
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Médio necessitou somente de 11 jogos para convencer o presidente Serdal Adali
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra