Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Marco Alves sublinha que alcançar os números de atletas das últimas edições depende da qualificação do andebol
Seguir Autor:
O chefe da Missão portuguesa garantiu que a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris'2024 está dentro das expectativas e que alcançar os números de atletas das últimas edições depende da qualificação do andebol.
Em entrevista à agência Lusa, a propósito dos 200 dias para o arranque dos Jogos Olímpicos (assinalados na segunda-feira), Marco Alves lembrou que, do ponto de vista da qualificação, se entra "agora numa fase decisiva", com uma "boa notícia" no arranque do ano, com a garantia de duas quotas no equestre, uma no dressage e outra nos saltos.
Relacionada
O chefe de Missão, cargo que repete de Tóquio'2020, não quis apontar um número de atletas qualificados, até porque não foi contratualizado com o Governo dessa forma.
"Nós mudámos um pouco o paradigma em termos daquilo que tinha vindo a ser a contratação do programa de preparação olímpica. Nós não temos um objetivo de número de atletas. Claro que é uma comparação sempre realizável, porque temos sempre a referência de Jogos anteriores, mas passámos mais a ideia do número de eventos de medalha que gostaríamos de disputar em contexto de Jogos Olímpicos. Esse número é de 66, neste momento estamos nos 31 e temos aqui alguma expectativa de que esse número possa ser concretizado. É um número superior àquele que foi em Tóquio", assumiu.
Segundo Marco Alves, há também um objetivo referente ao número de modalidades - tendo sido contratualizadas 17 -, que para ser atingido "as coisas têm de correr bem em diferentes contextos".
Nos dois últimos Jogos, Portugal teve 92 atletas, um número inflacionado pela presença de uma modalidade coletiva - futebol no Rio'2016 e andebol em Tóquio'2020.
"Temos, efetivamente, ainda a expectativa de podermos qualificar o andebol [que vai tentar no Europeu assegurar um lugar no torneio pré-olímpico], portanto, qualificando, acho que podemos chegar próximo daquilo que foi o nosso registo em edições anteriores", referiu.
Os Jogos Olímpicos Paris'2024 decorrem de 26 de julho a 11 de agosto.
EUA conquistam medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina
Esquiador norueguês preparou-se para os Jogos Olímpicos de Inverno de forma obsessiva
Norueguês já ganhou seis títulos olímpicos em Milão-Cortina
Jutta Leerdam terminou a sua participação em Milão-Cortina com duas medalhas arrecadadas na patinagem
Tiago Leal trabalhou com o médio no Lille e considera boa a decisão do agora médio do Columbus Crew
Marco Ruben, jogador com mais jogos disputados e golos marcados pelos 'Canallas', reencontra 'El Fideo'
Equipa da Flórida arranca em falso na MLS
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país