Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
O ministro da Justiça do Brasil, Tarso Genro, declarou esta terça-feira que o Rio de Janeiro só terá condições de garantir a segurança durante os Jogos Olímpicos de 2016 se os investimentos no sector triplicarem.
"Se o ritmo atual de investimento em segurança pública e de qualificação da segurança pública no Rio continuar como está, não chegaremos a 2016 numa situação satisfatória", comentou o ministro, após reunião com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.
Segundo o ministro, o Governo Federal antecipará a transferência de recursos à autoridade regional para implantar mais rapidamente políticas de segurança e de combate aos grupos de traficantes.
Recorde-se que há duas semanas que o Rio de Janeiro vive uma escalada da violência, com cerca de 40 mortos.
O Governo Federal vai transferir imediatamente cerca de 50 milhões de euros, os quais estavam previstos apenas para o final do ano. Este valor junta-se aos cerca de 46 milhões, já recebidos este ano pelo Governo do Rio de Janeiro para a compra de armamento, veículos e equipamentos, além da melhoria das prisões.
Genro assegurou que o Rio de Janeiro receberá adiantadamente uma parcela "significativa" do principal programa nacional de segurança pública e anunciou que serão destinados à cidade mais recursos em relação ao que já havia sido orçado inicialmente para 2010, mas não especificou números.
Além disso, elogiou a implantação das unidades de polícia pacificadora nas favelas da cidade, que considerou o "caminho certo" para enfrentar o tráfico de drogas. Além de levar segurança aos moradores, o programa colabora para o desenvolvimento de projetos sociais.
"Queremos dar continuidade e acelerar a implementação de mais unidades (de Polícia). Para isso vamos trabalhar com nossas equipes técnicas para verificar que recursos são necessários", acrescentou.
Decisão do Comité Olímpico é "uma violação dos Direitos Humanos", diz associação
A ministra dos Desportos francesa, Marina Ferrari, lamentou a decisão
COI excluiu atletas transgénero das competições femininas
Comité Olímpico Internacional recupera testes genéticos a partir de Los Angeles'2028
Adeptos locais assobiaram também o hino egípcio
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Noutro duelo de preparação, a Argentina goleou a Zâmbia com Otamendi a marcar