A China vai recorrer a métodos científicos de dispersão de nuvens e criação de chuva artificial para evitar chuvadas durante a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Pequim'2008, a 8 de Agosto, refere a imprensa local.
A chuva é um dos maiores medos da organização dos Jogos Olímpicos para a Cerimónia de Abertura, pois poderá ensopar figurantes, atletas e adereços e atrasar todo o espectáculo que tem vindo a ser preparado desde há cerca de 2 anos.
Segundo a agência noticiosa oficial chinesa Nova China, existe uma probabilidade de 41 por cento de chuva na data de abertura, com base nos registos históricos de pluviosidade.
O departamento de Engenharia Climática de Pequim, do Departamento Municipal de Meteorologia, é o organismo responsável pela manipulação do clima da capital chinesa durante os Jogos Olímpicos, desempenhando tarefas de acompanhamento por satélite das nuvens, entre outras.
Segundo a Nova China, o grande desafio do departamento é evitar a todo o custo que chova sobre o Estádio Nacional (que não tem cobertura) nas três horas e meia ao longo das quais decorrerá a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos, na noite de 8 de Agosto.
A estratégia dos cientistas do clima chineses é criar uma muralha nas províncias adjacentes e nos subúrbios de Pequim, para evitar a progressão das nuvens ameaçadoras até à zona do Estádio Nacional.
Uma equipa de 32 mil pessoas vão dispersar as nuvens lançando para o céu foguetes com partículas de iodeto de prata, ou "gelo seco", que faz inchar as gotas de água até que estas caiam com o peso, diz a agência noticiosa chinesa.
O departamento de Engenharia Climática de Pequim já pôs em estado de alerta aviões de pequeno porte, foguetes e bombas de iodeto de prata para disparar contra as nuvens em 26 estações a 50 quilómetros de Pequim.
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Português em destaque nos campeonatos que decorrem em Nova Deli, na Índia
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Ginasta brasileira, que já foi operada cinco vezes aos joelhos, quer preservar a saúde
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid