O finlandês Remi Lindholm, que participou na prova dos 50 quilómetros de cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno, na China, contou à imprensa que os seus genitais congelaram depois de uma prova disputada com 17 graus negativos.
"Podem imaginar que parte do meu corpo estava um pouco congelada quando acabei", disse o esquiador, de 24 anos, à imprensa finlandesa. Lindholm teve de usar um dispositivo de aquecimento para repor a temperatura na zona afetada. "Foi uma das piores competições em que já participei. Foi uma luta... quando as partes do corpo começaram a aquecer depois da prova, a dor foi insuportável."
Os esquiadores usam fatos leves que oferecem pouca proteção relativamente às condições que normalmente encontram nas provas de cross country, mas geralmente conseguem manter-se quentes graças ao calor corporal que geram durante a competição.
No caso da prova na China, com 17 graus negativos, os atletas enfrentam uma situação extrema. A hipotermia pode causar a falência de determinados órgãos, que pode levar a um ataque cardíaco. Por isso a corrida nos Jogos Olímpicos de Pequim foi atrasada e depois encurtada, tendo sido disputados 'apenas' 20 quilómetros dos 50 previstos.
Esta modalidade é uma das mais violentas no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os atletas de elite queimam uma média de mil calorias por hora e muitos colapsam quando chegam à meta.
Federica Brignone não descarta participar nos Jogos Olímpicos de Inverno daqui a 10 meses
Esquiadores lusos pontuaram abaixo dos 120 pontos FIS
Anunciou esta quarta feira o Comité Olímpico Internacional
Decidiu esta quarta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI)
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos