Prova dos 50 quilómetros de cross-country foi encurtada devido aos 17 graus negativos que se faziam sentir
O finlandês Remi Lindholm, que participou na prova dos 50 quilómetros de cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno, na China, contou à imprensa que os seus genitais congelaram depois de uma prova disputada com 17 graus negativos.
"Podem imaginar que parte do meu corpo estava um pouco congelada quando acabei", disse o esquiador, de 24 anos, à imprensa finlandesa. Lindholm teve de usar um dispositivo de aquecimento para repor a temperatura na zona afetada. "Foi uma das piores competições em que já participei. Foi uma luta... quando as partes do corpo começaram a aquecer depois da prova, a dor foi insuportável."
Os esquiadores usam fatos leves que oferecem pouca proteção relativamente às condições que normalmente encontram nas provas de cross country, mas geralmente conseguem manter-se quentes graças ao calor corporal que geram durante a competição.
No caso da prova na China, com 17 graus negativos, os atletas enfrentam uma situação extrema. A hipotermia pode causar a falência de determinados órgãos, que pode levar a um ataque cardíaco. Por isso a corrida nos Jogos Olímpicos de Pequim foi atrasada e depois encurtada, tendo sido disputados 'apenas' 20 quilómetros dos 50 previstos.
Esta modalidade é uma das mais violentas no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os atletas de elite queimam uma média de mil calorias por hora e muitos colapsam quando chegam à meta.
San Siro, Cortina d´Ampezzo, Livigno e Predazzo receberão momento sempre especial
Federica Brignone não descarta participar nos Jogos Olímpicos de Inverno daqui a 10 meses
Esquiadores lusos pontuaram abaixo dos 120 pontos FIS
Anunciou esta quarta feira o Comité Olímpico Internacional
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool