_
Juraj Slafkovsky marcou os dois únicos golos da Eslováquia há quatro anos, na primeira partida de hóquei no gelo masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim, uma derrota convincente para a Finlândia. Agora, Slafkovsky marcou esta quarta-feira duas vezes novamente na estreia do torneio.
Só que desta vez, a Eslováquia surpreendeu a Finlândia com uma vitória por 4-1, dando um início impressionante à primeira Olimpíada com jogadores da NHL em mais de uma década.
“Isto é muito melhor — uma sensação muito melhor de ganhar”, disse Slafkovsky.
Com Slafkovsky, o MVP de 2022, retomando o bom desempenho que teve nas Olimpíadas e o guarda-redes Samuel Hlavaj defendendo 39 dos 40 remates que enfrentou, a Eslováquia mostrou, ao derrotar uma das favoritas à medalha, que não deve ser subestimada, apesar de ter apenas sete jogadores na NHL, enquanto todos os jogadores da Finlândia, com exceção de um, atuam na liga.
“Somos aquele tipo de equipa que ninguém espera que ganhemos muitos jogos”, disse o capitão Martin Fehervary. “Não vencemos a Finlândia há muito, muito tempo. Eu senti que este era o dia. Senti que esta era a hora, e conseguimos.”
Slafkovsky, que agora joga pelos Montreal Canadiens, marcou o primeiro golo deste torneio com menos de oito minutos de jogo, driblando a defesa da Finlândia e deslizando o disco para o fundo da rede, sem chances para o goleiro Juuse Saros. Depois que Dalibor Dvorsky marcou a 13 minutos do fim, colocando a Eslováquia em vantagem, Slafkovsky disparou um chute certeiro no power play, sem chances para Saros, e comemorou com um soco no ar para a bancada.
“Acho que as Olimpíadas combinam com ele”, disse o defesa Erik Cernak. “Ele está a jogar bem nas Olimpíadas. Estou muito feliz por ele. Ele está a jogar bem em Montreal. Agora, ele trouxe o mesmo estilo de jogo, tudo igual.”
Hlavaj teve um papel fundamental na história inicial de superação da equipa no gelo, resistindo a uma série de ataques enquanto a Eslováquia sofria 18 remates contra apenas 5 no primeiro período e 40 contra 25 no total. Fehervary considerou Hlavaj, um jogador promissor do Minnesota Wild que atua AHL em Iowa, o melhor jogador da Eslováquia.
“Para ser honesto, nunca o tinha visto jogar antes”, disse Cernak. “Mas ele foi excepcional. Manteve-nos no jogo em momentos importantes.”
Sem poder assistir ao treino da equipa norte-americana que ele dirige, o gerente geral do Wild, Bill Guerin, disse que "é ótimo" que Hlavaj tenha tido um início tão forte nas Olimpíadas.
Não foi uma boa atuação para Saros, o guarda-redes titular do Nashville Predators, que sofreu três golos em 24 remates na derrota. A Finlândia enfrenta a arquirrival Suécia na sexta-feira, e é possível que Kevin Lankinen, de Vancouver, seja o escolhido, assim como fez ao substituir Saros durante o Torneio das Quatro Nações no ano passado.
“É muito cedo para dizer”, disse o técnico da Finlândia, Antti Pennanen. “Gostei da atuação de Juuse, e não foi um jogo fácil para ele, pois não teve muitas finalizações.”
Eeli Tolvanen, também veterano olímpico após sua participação em 2018, marcou o único golo da Finlândia. Adam Ruzicka marcou em um golo vazio, selando a vitória da Eslováquia e impondo uma derrota inesperada à Finlândia logo no início da partida.
“Obviamente, não foi o começo que queríamos”, disse o capitão Mikael Granlund. “Mas sim, agora temos outra chance na sexta-feira contra a Suécia. Mas todos sabemos que os jogos mais importantes ainda estão por vir. Sem pânico.”
A Suécia enfrenta a anfitriã Itália no último jogo deste primeiro dia.
AUTOR: Stephen Whyno, AP