Destaques do dia: Von Allmen conquista 3.º ouro e Chloe Kim e estrelas da NHL começam a brilhar

Os principais acontecimentos internacionais do dia nos Jogos Olímpicos de Inverno

Franjo von Allmen em ação compete nos Jogos Olímpicos de Inverno
Franjo von Allmen em ação compete nos Jogos Olímpicos de Inverno • Foto: AP

Franjo von Allmen, da Suíça, parece ser a grande estrela dos Jogos Olímpicos de Milão Cortina, depois de ter conquistado esta quarta-feira a sua terceira medalha de ouro. Jordan Stolz tem uma medalha de ouro e está a tentar obter mais três. E Chloe Kim e um grupo de estrelas da NHL estão apenas a começar. Eis os principais acontecimentos do dia.

Von Allmen venceu o Super-G em Bormio para se tornar o terceiro homem com três vitórias no esqui alpino numa únicoa edição d Jogos de inverno.

Não era feito desde 1968. Mas isso não é uma prioridade para von Allmen. Ele disse que está apenas a viver o momento. Quanto à história, "talvez daqui a alguns anos seja importante para mim", acrescentou.

Von Allmen venceu o downhill no sábado e, juntamente com Tanguy Nef, venceu o combinado por equipas na segunda-feira.

Patinando e esperando por Stolz

Jordan Stolz ganhou a primeira das que podem ser quatro medalhas de ouro nestes Jogos Olímpicos de inverno nos 1000 metros de patinagem de velocidade masculina.

O patinador de 21 anos do Wisconsin estabeleceu um recorde olímpico com o seu tempo, mas teve de esperar mais tempo do que o habitual para que a sua vitória fosse confirmada, porque outro patinador foi dispensado depois de ter sido abalroado durante a sua corrida.

Quando Joep Wennermars, da Holanda, não conseguiu vencer Stolz, foi altura de o americano dar uma volta de vitória atrasada.

Mais tarde, na quarta-feira, poderá haver ouro americano na patinagem de um tipo muito diferente, com Madison Chock e Evan Bates a competirem na dança no gelo.

Estrelas da NHL de volta ao gelo olímpico

O disco caiu no hóquei masculino na quarta-feira, marcando o regresso dos jogadores da NHL aos Jogos pela primeira vez desde 2014.

Começou com o espetáculo de Juraj Slafkovsky, segunda parte. O avançado eslovaco, que brilhou nos Jogos Olímpicos de 2022 com 17 anos e foi o MVP do torneio, regressou como estrela da NHL com os Montreal Canadiens e retomou o seu caminho.

Slafkovsky marcou dois golos, incluindo o primeiro do torneio, e deu uma assistência na vitória da Eslováquia sobre a Finlândia, medalha de ouro em 2022, por 4-1, no primeiro jogo da fase preliminar.

A Suécia joga contra a Itália na quarta-feira. A NHL optou por não participar nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang em 2018 e as questões de programação relacionadas com a pandemia levaram a liga a não participar nos Jogos de Pequim em 2022.

Kim começa com o pé direito

A tentativa de triplete no halfpipe começou de forma promissora para Chloe Kim na quarta-feira, quando ela terminou em primeiro lugar na qualificação, usando uma cinta de ombro.

Depois de uma lesão no ombro ter perturbado a sua preparação para os Jogos, Kim atribuiu à sua memória muscular e a um ombro "muito bem comportado" o facto de ter chegado à final de 12 atletas na quinta-feira.

Chloe Kim compete no snowboard nos Jogos Olímpicos
Chloe Kim compete no snowboard nos Jogos Olímpicos

Também nas montanhas, Elizabeth Lemley e Jaelin Kauf ganharam o ouro e a prata para os Estados Unidos no esqui moguls estilo livre feminino.

A Itália, país anfitrião, conquistou o seu terceiro ouro quando Andrea Voetter e Marion Oberhofer foram as vencedoras surpresa numa nova prova, o luge de pares feminino.

O norueguês Jens Luraas Oftebro ultrapassou os seus rivais e conquistou o ouro na prova combinada nórdica de montanha normal, na neve profunda e lamacenta.

No biatlo individual feminino de 15 quilómetros, Julia Simon tornou-se a primeira francesa a conquistar o ouro e a sua colega de equipa Lou Jeanmonnot ficou com a prata.

Seleção canadiana 'desolada' após tiroteio

A equipa canadiana nos Jogos Olímpicos de inverno emitiu uma declaração em que se diz "de coração partido" depois de ter acordado com a notícia de um tiroteio mortal numa escola em Tumbler Ridge, na Colúmbia Britânica.

"Os nossos pensamentos estão com as famílias que perderam os seus entes queridos, com os feridos e com toda a comunidade de Tumbler Ridge", diz o comunicado.

O impasse entre o atleta ucraniano Vladyslav Heraskevych e o Comité Olímpico Internacional prolongou-se enquanto este voltava a treinar com um capacete decorado com retratos de ucranianos mortos em ataques russos, muitos deles atletas.

O Comité Olímpico Internacional (COI) afirma que não autorizará o capacete em competição.

AUTOR: JAMES ELLINGWORTH, AP

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Jogos Olímpicos de Inverno Notícias
Notícias Mais Vistas