Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Italianos protestaram quando as autoridades anunciaram que agentes do ICE seriam enviados para Milão-Cortina
Seguir Autor:
Três entidades olímpicas dos EUA mudaram o nome do espaço de convívio compartilhado pelos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão de “Ice House” para “Winter House”, após protestos em Itália e nos Estados Unidos sobre o papel e a conduta dos agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
As federações americanas de patinagem artística, hóquei no gelo e patinagem de velocidade uniram-se para criar uma “casa de acolhimento” para os atletas olímpicos, as famílias e os patrocinadores importantes, num hotel em Milão, de acordo com um comunicado divulgado em setembro. Na época, o espaço foi apelidado de “Ice House”, avança a CNN Internacional.
No entanto, nos meses que se seguiram, o ICE tornou-se sinónimo de repressão à imigração promovida pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e das suas táticas de fiscalização repressivas, que resultaram no assassinato a tiro de dois cidadãos americanos, Renee Nicole Good e Alex Pretti, por agentes federais de imigração em Minneapolis, no mês passado.
Relacionadas
As federações de patinagem artística e velocidade e, ainda de hóquei nos EUA confirmaram a mudança de nome à CNN Internacional na passa terça-feira, afirmando que “o conceito de hospitalidade foi projetado para ser um espaço privado, livre de distrações, onde os atletas, as suas famílias e os amigos podem reunir-se para celebrar a experiência única dos Jogos de Inverno”.
Os protestos contra o ICE espalharam-se pelos Estados Unidos no mês passado e alastraram-se também para Itália, quando as autoridades americanas anunciaram que agentes do ICE seriam enviados para auxiliar nas operações de segurança nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Embora as autoridades tenham confirmado que essa é uma prática comum, a medida provocou protestos em Milão e petições.
A patinadora olímpica americana Amber Glenn disse que mudar o nome do espaço de convivência foi uma decisão “sábia”. “É lamentável que o termo 'ICE' não seja algo que possamos aceitar devido ao que está a acontecer e às implicações do que alguns indivíduos estão a fazer”, acrescenta.
A área de convívio acolherá celebrações de medalhas, eventos para assistir às competições, eventos patrocinados e encontros com figuras notáveis da patinagem artística, do hóquei e da patinagem de velocidade.
A esquiadora está a recuperar de rotura do ligamento cruzado anterior provocada por uma queda há... quatro dias
Italianos protestaram quando as autoridades anunciaram que agentes do ICE seriam enviados para Milão-Cortina
O alentejano sonhava com os Jogos Olímpicos desde criança só conseguiu ter treinador a dois meses de Pequim'22 e faz parte da preparação em pistas de ciclismo no Dubai
Após a oração do Angelus, na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok
Os 18 emblemas do escalão principal gastaram 424,9 ME
O presidente da FIFA defendeu o regresso das equipas russas às provas internacionais