Lindsey Vonn quer competir apesar da lesão: «Enquanto houver uma hipótese...»

A esquiadora está a recuperar de rotura do ligamento cruzado anterior provocada por uma queda há... quatro dias

Lindsey Vonn
Lindsey Vonn • Foto: AP

Lindsey Vonn já fez isso antes. E teve sucesso. A esquiadora norte-americana de 41 anos está "confiante" de que poderá competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, apesar da rotura do ligamento cruzado anterior, provocada por uma queda há quatro dias.

Vonn disse que os danos no seu joelho esquerdo foram uma "rotura completa" do LCA, contusões ósseas "e danos meniscais". Após três dias de fisioterapia e conselhos médicos, Vonn tentou esquiar nesta terça-feira.

Não parecia estar a coxear quando entrou e saiu da conferência de imprensa. "O meu joelho não está inchado e, com a ajuda de uma joelheira, estou confiante de que posso competir no domingo", disse Vonn.

"E enquanto houver uma hipótese, eu tentarei... Farei tudo o que estiver ao meu alcance para estar na linha de partida". Vonn teve um acidente numa descida da Taça do Mundo em Crans-Montana, na Suíça, na sexta-feira, e acabou nas redes de segurança.

Depois de esquiar até ao fim do percurso, foi levada para o hospital. Espera-se que Vonn seja uma das maiores estrelas dos Jogos de Inverno, que começam na sexta-feira com a cerimónia de abertura.

A sua primeira corrida acontece dois dias depois, na descida de montanha feminina. Também planeia competir em super-G e na nova prova combinada por equipas.

A sessão de treino de abertura do downhill feminino está agendada para quinta-feira.

"A minha intenção", disse Vonn, "é correr tudo".

Vonn teve uma longa série de lesões, acidentes e regressos

Vonn teve inúmeros acidentes e lesões na sua carreira. Um dos seus piores momentos foi no campeonato do mundo de 2013, em Schladming, na Áustria, durante um super-G que também decorreu em condições difíceis.

Vonn rasgou o joelho direito. Regressou na época seguinte, lesionou-se novamente e falhou os Jogos Olímpicos de Sochi em 2014. Também ela foi maltratada antes dos campeonatos do mundo de 2019, mas conquistou o bronze em downhill antes de se reformar durante quase seis anos.

"Já estive nesta situação antes. Eu sei como lidar com isso", disse Vonn. "Sinto-me muito melhor agora do que em 2019... E mesmo assim ganhei uma medalha sem LCL e com três fracturas do planalto tibial. Por isso, como já disse, não é uma incógnita para mim. Já fiz isto antes". Ela perseverou com uma contusão na canela que tratou com queijo topfen antes de ganhar o ouro em downhill nos Jogos de 2010.

"Não preciso de topfen agora. O meu joelho não está inchado", disse Vonn. Ainda assim, Vonn acrescentou: "Este seria o melhor regresso que fiz até agora.

Sem dúvida, o mais dramático".

Outras esquiadoras competiram com lesões semelhantes

A colega de equipa Bella Wright disse que Vonn tem o que é preciso- um estado mental forte- para esquiar apesar das suas lesões.

"Se alguém o pode fazer, é a Lindsey", disse Wright. Breezy Johnson, a campeã mundial de downhill e combinado, esteve numa situação semelhante à de Vonn em Cortina, durante um fim de semana da Taça do Mundo em 2022.

Lindsey Vonn ambiciona competir, apesar de lesão recente
Lindsey Vonn ambiciona competir, apesar de lesão recente

"Tentei e não consegui esquiar nesta pista sem ACL e isso não significa que ela não o consiga fazer", disse Johnson. "Há mais atletas a esquiar sem LCA e com lesões no joelho do que aquilo de que se fala."

Andrea Panzeri, médico-chefe da Federação Italiana de Desportos de inverno, afirmou que muitos atletas competiram a nível de elite com uma rotura do LCA e outros problemas graves no joelho.

Sofia Goggia, colega de Vonn no downhiller, voltou a ganhar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2022 semanas depois de ter torcido o joelho esquerdo, rasgado parcialmente o LCA e sofrido uma "fratura ligeira" do osso da fíbula da perna- além de algumas lesões nos tendões.

A esquiadora italiana de estilo livre Flora Tabanelli rasgou o ligamento cruzado anterior do joelho direito em novembro, mas adiou a cirurgia para depois dos Jogos Olímpicos.

Mas Tabanelli tem 18 anos. "Mas (Vonn) tem experiência, capacidade física e experiência neste campo", disse Panzeri.

"Se ela decidir tentar correr, é porque o seu estado clínico e os seus médicos lho permitem. Ela não tem nada a perder. Acho que vale a pena tentar".

Vonn tem um implante de titânio no joelho direito

Vonn regressou em grande estilo na época passada, após quase seis anos de ausência.

Esquiando com um implante parcial de titânio no joelho direito, ela tem sido a principal downhiller do circuito nesta temporada, com duas vitórias e três outros lugares no pódio em cinco corridas.

Incluindo o super-G, Vonn completou oito provas da Taça do Mundo e terminou no pódio em sete delas. O seu pior resultado foi o quarto lugar.

O esqui feminino durante os Jogos será em Cortina, onde Vonn detém o recorde da Taça do Mundo com 12 vitórias. Ganhou três medalhas olímpicas: Ouro em downhill e bronze em super-G em 2010 e bronze em downhill em 2018.

Vonn visita a campa do seu treinador de infância na Áustria

Não se tratou apenas de recuperação para Vonn nos últimos dias. A caminho de Cortina, parou na campa do seu treinador de infância, Erich Sailer, que morreu em agosto com 99 anos.

Sailer treinou Vonn em Buck Hill, no Minnesota. Está enterrado nos arredores de Innsbruck, na Áustria. Vonn disse que derramou algumas lágrimas durante a visita à campa- as únicas lágrimas que derramou nos últimos dias.

"Tenho saudades dele. E sei exatamente o que ele me diria neste momento. E isso dá-me definitivamente mais esperança por saber que ele me apoiaria", acrescentou Vonn.

"Ele dizia: 'São só 90 segundos. O que são 90 segundos numa vida? Não é nada. Tu consegues". disse Vonn. "Foi o que ele me disse antes da minha última corrida em Are, e sei que mo diria novamente hoje."

AUTOR: ANDREW DAMPF, AP

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Jogos Olímpicos de Inverno
Notícias
Notícias Mais Vistas