Prova realiza-se quinta-feira e vai ser disputada por dois patinadores portugueses, um masculino e outro feminino, a determinar pela equipa técnica nacional
Os quatro patinadores de velocidade portugueses que competiram esta segunda-feira na prova individual de 500 metros dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, na Coreia do Sul, garantiram a presença de uma equipa portuguesa na prova de estafetas mistas.
Na prova individual de 500 metros, disputada na Gangneung Oval, Jessica Rodrigues foi a 15.ª classificada (41,96 segundos) e Francisca Rodrigues 17.ª (42,35), na prova feminina, enquanto Martim Vieira terminou no 16.º lugar (38,84), e Manuel Piteira foi 26.º (40,78), na competição masculina.
A estafeta mista está agendada para quinta-feira e vai ser disputada por dois patinadores portugueses, um masculino e outro feminino, a determinar pela equipa técnica nacional.
No final da prova, Jessica Rodrigues admitiu não ter conseguido atingir o objetivo de bater o recorde pessoal na competição, ganha por Angel Daleman, dos Países Baixos (39,28), mas mostrou-se confiante.
"Apesar de não ter conseguido atingir o meu objetivo - bater o meu recorde pessoal -, acho que a prova correu bem, gostei da minha partida e senti-me confiante no que estava a fazer. Para amanhã [terça-feira], na prova de 1.500 metros, quero conseguir fazer um bom tempo e aproveitar muito cada momento desta aventura", disse, em declarações divulgadas pelo Comité Olímpico de Portugal.
Francisca Henriques também manifestou esperança num bom desempenho na terça-feira, numa prova "mais dura e desafiante fisicamente".
No setor masculino, Manuel Piteira e Martim Vieira mostraram-se satisfeitos por terem melhorado os recordes pessoais, e estão confiantes para a prova dos 1.500 metros.
No esqui, Emeric Guerillot e Nahia Vieira da Fonte voltaram a competir nas pistas do Jeongseon High 1 Ski Resort, na prova de combinado alpino, que terminaram na 26.ª e 31.ª posição, respetivamente.
Na competição masculina, Emeric Guerillot foi 26.º da geral, depois de ter sido 37 no Super G, com 57,80 segundos, e 26.º no Slalom, com 58,80, o que lhe deu o tempo final de 1.56,60 minutos, na soma das duas disciplinas, mais 7,14 segundos do que o vencedor, o britânico Zak Carrick-Smith.
"A primeira corrida foi boa em termos de velocidade, a neve estava dura, o que eu realmente gosto. No Super G dei o meu melhor, mas o tempo ficou um pouco longe. Para o Slalom, estava mais atrás e o percurso encontrava-se danificado, mas recuperei do meu atraso fazendo uma prova cuidadosa. Amanhã [terça-feira] é dia de descansar e recomeçarei depois de amanhã no slalom gigante", disse.
Nahia Vieira da Fonte terminou a competição feminina no 31.º lugar, fazendo 1.03,22 no Super G (47.ª posição) e 1.02,29 no Slalom (32.ª posição), o que lhe deu o tempo final de 2.05,51 minutos, mais 17,55 segundos do que a vencedora, a austríaca Maja Waroschitz.
No final da prova, Nahia Vieira da Fonte, que volta a competir na terça-feira, mostrou-se satisfeita por ter conseguido melhorar o Super G, prova na qual foi 48.ª e penúltima no domingo.
"Hoje senti-me melhor, consegui melhorar o meu SuperG, sobretudo no muro. O slalom foi muito complicado, havia buracos enormes na pista, foi complicado, lutei e consegui chegar ao fim", disse.
Na terça-feira, os patinadores de velocidade disputam a prova dos 1.500 metros, enquanto Nahia Vieira da Fonte compete em Slalom Gigante.
Portugal está representado por seis atletas, a maior comitiva de sempre, nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon2024, na Coreia do Sul, que decorrem entre 19 de janeiro e 02 de fevereiro.
San Siro, Cortina d´Ampezzo, Livigno e Predazzo receberão momento sempre especial
Federica Brignone não descarta participar nos Jogos Olímpicos de Inverno daqui a 10 meses
Esquiadores lusos pontuaram abaixo dos 120 pontos FIS
Anunciou esta quarta feira o Comité Olímpico Internacional
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool