Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Esquiadora melhora desempenho em relação a 2022
Seguir Autor:
A esquiadora portuguesa Vanina Guerillot foi este domingo 41.ª classificada no slalom gigante, na sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina'2026.
Guerillot, de 23 anos, participava com as cores de Portugal pela segunda vez nuns Jogos Olímpicos e melhorou em duas posições o resultado que tinha obtido na disciplina de slalom gigante nos Jogos disputados em 2022 (43.º), em Pequim, que já era então o melhor resultado no slalom gigante feminino de uma esquiadora lusa.
Hoje, na pista Olympia dele Tofane, na região de Cortina d'Ampezzo, a esquiadora cumpriu o total das duas mangas em 2.25,56 minutos, a 12,06 segundos da campeã olímpica, a italiana Federica Brignone (2.13,50), que conseguiu o segundo ouro, depois do triunfo no Super G, sendo a mais velha campeã no esqui alpino.
Vanina Guerillot, a primeira esquiadora portuguesa a participar em mais do que uma edição dos Jogos Olímpicos de inverno, tinha obtido 1.10,07 minutos na primeira passagem, que lhe deu então o 48.º lugar, mas conseguiu subir posições na segunda manga.
Com um tempo de 01.15,49, numa pista mais desgastada e com imperfeições, Vanina conseguiu o suficiente para progredir sete posições na classificação geral.
"Estou mesmo muito contente com o meu resultado. Tive uma sensação excelente, sobretudo na segunda manga, que se adequava muito mais a mim. Por isso, estou muito feliz com o meu resultado e estou ansiosa por fazer o slalom", disse a esquiadora no final.
A atleta luso-francesa, com raízes maternas em Atães, perto de Guimarães, e estudante de desporto na universidade de Grenoble, em França, ainda irá competir em Milão-Cortina na prova de slalom, na terça-feira.
Nestes jogos olímpicos ainda em prova está também o seu irmão, Emeric Guerillot, de 18 anos, que foi 38.º no slalom gigante e 32.º no Super G, e que na segunda-feira compete igualmente no slalom masculino.
Na sexta-feira, o também esquiador luso José Cabeça tinha sido 99.º classificado na prova de 10 km estilo livre de esqui de fundo, depois do 91.º no sprint clássico.
Esquiadora melhora desempenho em relação a 2022
Nos Jogos de Inverno Milão-Cortina restam-lhe duas provas para fazer o pleno
Houve até insultos em pleno campo
Lucas Pinheiro Braathen ganhou o ouro
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica
Ex-Santa Clara estreou-se a marcar no campeonato