"Temos de avaliar os motivos e contra quem vamos protestar..."
A atleta bielorrussa Nadzeya Ostapchuk, que perdeu esta segunda-feira o título de campeã olímpica do lançamento do peso após um controlo antidoping positivo, avançou que vai recorrer da decisão para o Comité Olímpico Internacional.
"Vamos lutar contra esta decisão, mas temos de avaliar os motivos e contra quem vamos protestar", declarou Ostapchuk, de 31 anos, uma estação de rádio internacional Liberty. Ostapchuk acrescentou ainda que precisa de tempo para recolher todas as informações sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão.
Relacionada
Segundo o COI, a atleta, de 31 anos, foi submetida a dois controlos antidoping que revelaram a "presença de metelonona, uma substância anabolizante, que consta da lista de produtos interditos".
Ostapchuk, campeã do Mundo em 2005, surpreendeu com um lançamento de 21,36 metros, impondo-se à neozelandesa Valerie Adams, campeã olímpica em 2008 e tricampeã mundial, que ficou na segunda posição (20,70).
Com a desclassificação de Ostapchuk, o COI reviu a classificação final, atribuindo a medalha de ouro a Valeria Adams, a de prata à russa Evgeniia Kolodko, e a de bronze à chinesa Lijiao Gong.
Isso vai permitir à chinesa Hong Liu ser campeã, Ana Cabecinha subir a sexta, Inês Henriques a nona e Vera Santos a 15.ª.
Ivan Ukhov, apanhado no escândalo de corrupção do atletismo russo, perde medalha de ouro
Atleta turco tinha sido 6.º classificado na categoria de -69kg
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United