Os ciclistas Telmo Pinão e Luís Costa vão ser os representantes portugueses nas provas de pista e estrada dos Jogos Paralímpicos Paris'2024, repetindo assim as presenças no Rio'2016 e Tóquio'2020, anunciou esta quinta-feira a federação nacional da modalidade.
Em comunicado, o organismo indica que "o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques, voltou a chamar Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), que correrá na pista e na estrada, e Luís Costa, que vai competir na estrada".
De acordo com a Federação Portuguesa de Ciclismo, Telmo Pinão, que compete na classe C2, inicia a participação na vertente de pista, correndo a prova de perseguição individual em 30 de agosto, e a prova de um quilómetro em contrarrelógio no dia seguinte.
Telmo Pinão disputará o contrarrelógio de 14,1 quilómetros, a 4 de setembro, e a prova de fundo, com 71 quilómetros, três dias depois.
Nos Jogos Paralímpicos, os corredores das classes C1, C2 e C3 correm na mesma prova em estrada, o que dificulta os resultados aos C1 e C2, que têm maior grau de comprometimento físico.
Luís Costa, que compete na classe H5, disputa o contrarrelógio, num percurso de 28,3 quilómetros, em 04 de setembro, e a prova de fundo, num traçado de 71 quilómetros, no dia seguinte.
A dois meses do início dos Jogos Paralímpicos Paris2024, Portugal tem asseguradas 19 presenças, em seis modalidades.
À exceção das vagas atribuídas via ranking individual, todas as vagas asseguradas em competições de apuramento são não nominais e serão atribuídas aos atletas mediante critérios de seleção definidos por cada uma das federações de modalidade, em articulação com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
No boccia, Portugal terá seis representantes: Ana Sofia Costa, José Gonçalves e Carla Oliveira, e a equipa BC1-BC2, que será composta por três atletas ainda a designar.
A canoagem tem garantidas as presenças de Alex Santos e Norberto Mourão, o badminton estará representado por Beatriz Monteiro, e o atletismo conta com quatro quotas não nominais.
Portugal somará em Paris'2024 a sua 12.ª participação no evento, no qual conseguiu um total de 94 medalhas (25 medalhas de ouro, 30 de prata e 39 de bronze).
Por LusaSaltadora portuguesa conseguiu a marca de 11,01 metros
No dia 11 deste mês, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Foi medalha de bronze na mesma distância nos Jogos Paralímpicos Paris'2024
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional