José Lourenço elogiou "sentido de responsabilidade" da organização
O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) considerou esta terça-feira que a decisão de adiar os Jogos Paralímpicos Tóquio'2020 "faz todo o sentido" e "põe fim à ansiedade que já afetava muitos atletas".
Em declarações à Agência Lusa, José Lourenço, afirmou que a "decisão vem ao encontro da necessidade de proteção de saúde de todos os agentes desportivos", e elogiou o "sentido de responsabilidade" do comité organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio'2020.
Relacionadas
O líder do CPP admitiu que decisão hoje anunciada, de adiar os dois eventos, "repõe as condições de igualdade entre todos os atletas".
"Esta decisão faz todo o sentido, e permite que os atletas reiniciem, com tranquilidade e quando houver condições, o seu processo de preparação", disse.
José Lourenço lembrou ainda que a decisão vem ao encontro do que já tinha sido manifestado por muitos atletas e vários comités nacionais ao nível mundial, desde que teve início a pandemia da covid-19.
O Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos anunciaram hoje o adiamento dos Jogos, devido à pandemia da covid-19.
Em comunicado, os organizadores dos eventos esclarecem que "os Jogos da XXXII Olimpíada em Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020 e nunca depois do verão de 2021".
Desde 1988, que os Jogos Paralímpicos passaram a utilizar as instalações dos Jogos Olímpicos, e mais recentemente, os dois eventos começaram a ter o mesmo comité organizador.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 386 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Em Portugal, há 30 mortos e 2362 infetados confirmados. Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 2 de abril.
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia