Nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, disputados em 2021 devido à pandemia de covid-19, estrearam-se no programa paralímpico o badminton e o taekwondo.
Os Jogos Paralímpicos Los Angeles2028 vão contar com as mesmas 22 modalidades presentes no quadro competitivo dos Jogos Paris2024, que também já estiveram no programa de Tóquio2020, anunciou esta segunda-feira o Comité Paralímpico Internacional (IPC).
"Escolher estes desportos foi um trabalho extremamente difícil, para a comissão executiva do IPC, uma vez que recebemos 33 excelentes candidaturas", disse o presidente do organismo, acrescentando: "as propostas mostram a qualidade e o crescimento do desporto paralímpico".
Andrew Parsons referiu que os desportos incluídos no programa para Los Angeles2028 "proporciona um programa competitivo e atrativo, que evidencia a diversidade do movimento paralímpico".
De acordo com as regras, o comité organizador dos Jogos Los Angeles2028 pode propor a inclusão de um ou mais desportos no programa, que terá se ser analisada pelo IPC até final deste ano.
O atletismo, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para cegos, goalball, halterofilismo, judo, natação, paradressage, remo, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo e voleibol sentado vão ser os desportos presentes na competição que em 2028, nos Estados Unidos.
Nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, disputados em 2021 devido à pandemia de covid-19, estrearam-se no programa paralímpico o badminton e o taekwondo.
Saltadora portuguesa conseguiu a marca de 11,01 metros
No dia 11 deste mês, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Foi medalha de bronze na mesma distância nos Jogos Paralímpicos Paris'2024
Português conseguiu o seu quarto pódio em Mundiais
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid