Depois do pódio na véspera consegue agora diploma na prova de fundo
O medalhado Luís Costa terminou esta quinta-feira na quarta posição a prova de ciclismo de estrada da classe H5 (handbikes), a 13 segundos do bronze, dos Jogos Paralímpicos Paris2024, disputada sob chuva, em Clichy-Sous-Bois.
Luís Costa, que na quarta-feira deu a primeira medalha ao ciclismo paralímpico português ao conquistar o bronze no contrarrelógio, concluiu os 56,8 quilómetros da prova em 1:37.16 horas, a 13 segundos do ucraniano Pavlo Bal (1.37.03) que conquistou o bronze.
O neerlandês Mitch Valize (1:33.12) e o francês Loic Vergnaud (1:34.27) conseguiram o ouro e a prata, respetivamente, repetindo as classificações conseguidas no contrarrelógio de quarta-feira, no qual o português foi terceiro.
Luís Costa, de 51 anos, afirmou no final que a prova "começou mal" porque esteve envolvido numa queda 100 metros depois da partida, que o afastou do pelotão.
"Tive que fazer cinco ou seis quilómetros a fundo para chegar à frente e sabia que, mais tarde, poderia ter de pagar esse esforço", explicou o ciclista algarvio, que assim conseguiu um diploma.
Satisfeito por ter conseguido evitar "algumas quedas" que marcaram a prova, Luis Costa admite que correu riscos, e acrescenta: "Com um bocadinho de sorte consegui chegar à posição de discutir a medalha com o ucraniano, que é muito forte".
"Íamos a uma distância já grande dos dois primeiros e combinamos seguir juntos, para manter a vantagem e podermos discutir a medalha só os dois. E fomos, assim que fizemos a última curva ele forçou e chegou à medalha. Mesmo não tendo chegado ao terceiro lugar estou satisfeito", afirmou.
Na sua terceira participação paralímpica, Luís Costa, o atleta mais velho da comitiva portuguesa em França, termina os Jogos Paris2024 com os melhores resultados de sempre na competição: bronze no contrarrelógio e quarto lugar na prova de estrada.
Ciclista português concluiu os 100 quilómetros em 3:07.41
Atletas portugueses apresentam boa forma, em Tóquio
Portuguesa derrotou a turca Buse Tiras na final da categoria -57 kg
Companhia aérea nacional assinou protocolos com os comités olímpico e paralímpico esta quarta-feira
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões