Impedimento de competir vigora até 19 de janeiro de 2027
O português Luís Costa foi suspenso por dois anos pela União Ciclista Internacional, de acordo com a lista de castigos, na sequência do controlo antidoping positivo nos Jogos Paralímpicos Paris'2024.
Luís Costa, de 51 anos, deu positivo a clortalidona, um diurético, num controlo realizado na capital francesa, antes de conquistar o bronze no contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5.
O paraciclista algarvio, que já tinha visto o Comité Paralímpico Internacional (IPC) retirar-lhe a medalha, conhece agora o seu período de suspensão, que vigora até 19 de janeiro de 2027.
"Quanto ao meu futuro desportivo, poderão ficar surpreendidos (ou não, consoante o grau de conhecimento que possuam sobre mim), mas continuo a ter como objetivo participar nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028", escreveu na sua página na rede social Facebook.
Em janeiro, em declarações à Lusa, Luís Costa reafirmou que o controlo positivo se deveu à contaminação de um suplemento, mostrando-se "frustrado".
"Tenham sempre muito cuidado com tudo o que ingerem, sejam alimentos, bebidas, suplementos ou medicamentos. O que me aconteceu pode acontecer a qualquer um e depois ninguém vos vai salvar e poucos irão acreditar na vossa palavra. Informem-se e mantenham-se atualizados sobre tudo o que se relaciona com o doping no desporto", aconselhou, na publicação feita há cinco dias no Facebook.
Competição decorreu em Istambul, na Turquia
Seleção portuguesa termina competição em Istambul com sete medalhas conquistadas
António Santos e Tatiana Couto chegaram ao ouro
Medida vem em consequência de ordem executiva de Donald Trump assinada em fevereiro
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United