Apesar de se exigir secretismo, são cada vez mais os detalhes que se vão conhecendo acerca da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que se realiza esta sexta-feira, em Paris, pelas 18h30 (hora em Lisboa). O evento, que deveria ter um roteiro conhecido apenas por quem ajudou à organização, tem sido 'escrutinado' ao longo dos últimos dias e, na imprensa internacional, são já vários os pormenores que vieram à tona.
Esta será a primeira vez que a cerimónia de abertura dos Jogos se realizará ao ar livre. O 'cortejo' vai arrancar da ponte de Austerlitz, em Paris, onde os atletas vão 'desfilar' em barcos, e vai percorrer o rio Sena numa extensão de seis quilómetros, passando por pontos emblemáticos da cidade como a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre ou a Torre Eiffel. O espetáculo final terá como palco o bairro de Trocadéro, um local com vista privilegiada sobre a Torre.
Segundo a 'Marca', são esperados cerca de 380 mil espectadores, que vão encher as ruas de Paris. E, como era expectável, um evento desta magnitude obrigará a uma cobertura... frenética. "Só nas câmaras de televisão, triplicou-se o número de pessoas necessárias para uma cerimónia deste tipo", pode ler-se naquela publicação.
A mesma fonte revela ainda alguns dos métodos que foram utilizados para manter o sigilo relativamente a esta cerimónia de abertura. "Desde telemóveis guardados em sacos de plástico, a pistas falsas, locais de ensaio que só eram conhecidos horas antes e que foram camuflados para enganar os espectadores. E, além disso, uma cláusula de confidencialidade de 10 anos que, caso fosse comprometida, valeria uma multa aos participantes".
Esperam-se então cerca de quatro horas de evento, com vários 'ingredientes' que prometem animar o espetáculo: de jogos de luzes a imagens projetadas no céu, são várias as atrações que vão chamar a atenção de quem vai marcar presença nas margens do Sena... e não só. Está também prevista uma atuação musical de Celine Dion e Lady Gaga.
Os Jogos Olímpicos Paris'2024, recorde-se, arrancam esta sexta-feira e terminam a 11 de agosto, com a cerimónia de encerramento.
Por RecordTribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
James Tavernier deixa críticas aos colegas após desaire com o Brann (0-3)