O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, classificou este sábado como "um momento absolutamente mágico" a conquista da medalha de ouro de Iúri Leitão e Rui Oliveira no madison dos Jogos Olímpicos Paris2024.
"Hoje foi um momento absolutamente mágico, único, memorável. Para quem gosta de ciclismo de pista, para quem aprecia esta especialidade, tivemos hoje um momento de enorme mérito da nossa dupla, que foi campeã olímpica de madison", disse o dirigente, em Saint-Quentin-en-Yvelines, poucos momentos depois de a dupla ter assegurado o ouro olímpico, o primeiro para Portugal em Paris2024.
Delmino Pereira, antigo corredor de ciclismo de estrada, enalteceu a forma como os dois atletas foram para a pista e abordaram a corrida.
"Pela sua organização, forma e capacidade física que têm neste momento, mas também pela atitude, correram para ganhar, não para um resultado secundário, correram para vencer e foram premiados com a vitória", sublinhou.
O presidente da FPC aproveitou o momento para, não só felicitar os dois ciclistas, mas também o selecionador, Gabriel Mendes, "a tripla mágica deste sucesso", realçando ainda toda uma comunidade que apoia o ciclismo de pista, como a FPC, o Comité Olímpico de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, além das várias pessoas que foram pioneiras na implementação da pista em Portugal.
Delmino Pereira destacou ainda que há já muitos jovens que começam a querer praticar o ciclismo de pista e que estão a aparecer, entre os quais o próprio Iúri Leitão, tendo ainda mostrado satisfação por a sua modalidade ser a primeira a conquistar um ouro além do atletismo.
"Para nós, ao ganharmos uma medalha demonstrámos que não é só o atletismo a vencer, mas não é essa a razão, é podermos mostrar que todos poderão conseguir fazer e atingir resultados de excelência em quaisquer Jogos Olímpicos", sublinhou.
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
James Tavernier deixa críticas aos colegas após desaire com o Brann (0-3)