Está encontrado o homem mais rápido do planeta! O norte-americano Noah Lyles venceu a prova dos 100 metros, numa final incrível em Paris, na qual cruzou a linha de meta praticamente empatado com Kishane Thompson. Praticamente... porque foram apenas 5 milésimos de segundo a separar os dois primeiros. Ambos fizeram 9.79 segundos, com a diferença a serem os tais milésimos (.784 contra .789).
Lá atrás, com o 'pior' a ser Oblique Seville (9.91), Fred Kerley conseguiu conquistar a medalha de bronze com 9.81, ao passo que Akani Simbine foi 4.º com novo recorde nacional da África do Sul (9.82) e Letsile Tebogo 6.º, com novo máximo do Botswana (9.86). Pelo meio ficou o campeão olímpico de Tóquio, o italiano Lamont Marcell Jacobs, com 9.85, a sua melhor marca da época.
Com esta vitória, Noah Lyles devolve a glória olímpica aos Estados Unidos 20 anos depois do último ouro, conquistado em Atenas por Justin Gatlin, numa final na qual o português Francis Obikwelu foi 2.º. De lá para cá, a Jamaica (ou Usain Bolt...) e a Itália conquistaram os títulos.
Por Fábio LimaAtleta, de apenas 16 anos, tornou-se no norte-americano mais jovem de sempre a disputar uma prova de atletismo dos Jogos Olímpicos
Está fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Holandesa, que tinha alcançado bronze nos 5.000m e 10.000, consegue o ouro na distância rainha
Portuguesa assume que "esperava muito mais"