Sueco conseguiu finalmente superar a fasquia aos 6.25 metros
O sueco Armand Duplantis conquistou o título olímpico do salto com vara em Paris'2024 e selou-a da melhor forma, com um novo recorde mundial aos 6.25 metros. Aos 24 anos, o nórdico passa a ter as nove melhores marcas da história (dos 6.17 aos 6.25 de hoje) e confirma o estatuto de melhor de sempre de uma prova que o próprio verdadeiramente revolucionou.
Esta noite, no Stade de France, sentenciou a questão do título olímpico aos 6.10 metros, que já lhe davam o recorde olímpico (a marca estava nos 6.03, de Thiago Braz, no Rio'2016), mas tinha mais na manga. Tentou duas vezes a fasquia aos 6.25 metros e falhou. Mas à terceira foi de vez. Superou-a, até aparentou ter margem para mais, e levou os 70 mil adeptos que encheram as bancadas à loucura.
Relacionadas
Tudo isto numa final que entregou ainda mais duas medalhas, como habitual, mas para 'humanos'. O melhor dos outros foi Sam Kendricks, com 5.95, e o terceiro posto ficou para Emmanouil Karalis (5.90).
Atleta, de apenas 16 anos, tornou-se no norte-americano mais jovem de sempre a disputar uma prova de atletismo dos Jogos Olímpicos
Está fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Holandesa, que tinha alcançado bronze nos 5.000m e 10.000, consegue o ouro na distância rainha
Portuguesa assume que "esperava muito mais"