É a primeira medalha de sempre do país. E logo com um título olímpico
A pequena ilha de Santa Lúcia, nas Caraíbas, acaba de conseguir a primeira medalha (e logo de ouro!), mercê da conquista de Julien Alfred (10.72 segundos) nos 100 metros dos Jogos Olímpicos Paris'2024. A norte-americana Sha'carri Richardson (10.87), a grande favorita, teve de contentar-se com o 2.º lugar e a sua compatriota Melissa Jefferson com o 3.º (10.92).
Richardson acaba por pagar muito caro o péssimo arranque, algo que tem sido um dos seus grandes problemas nos últimos meses, e continua sem conseguir o ouro olímpico, depois de ter falhado os Jogos de Tóquio por questões relacionadas com o doping
Já Alfred, de 23 anos, que bateu novamente o recorde nacional do seu país, conseguiu uma prova bastante regular, de elevado nível do arranque até ao final, e levou o ouro.
Outra nota de destaque é a ausência da Jamaica do pódio, algo que não acontecia nos 100 metros desde os Jogos Olímpicos de Seul'1988.
Atleta, de apenas 16 anos, tornou-se no norte-americano mais jovem de sempre a disputar uma prova de atletismo dos Jogos Olímpicos
Está fechada a participação portuguesa nos Jogos Olímpicos
Holandesa, que tinha alcançado bronze nos 5.000m e 10.000, consegue o ouro na distância rainha
Portuguesa assume que "esperava muito mais"