Norte-americanos estiveram quase todo o jogo atrás no marcador
Os Estados Unidos, apesar de terem estado quase todo o jogo atrás, derrotaram a Sérvia (95-91) na segunda meia-final do torneio masculino de basquetebol. No embate pelo ouro irão medir forças com a França que, antes, deixara pelo caminho a Alemanha (73-69).
Os primeiros minutos foram notáveis. Os europeus entraram muito seguros - pareciam ter esquecido as derrotas recentes contra os norte-americanos (110-84, na fase de grupos, e 105-79, ainda na preparação) - e até conseguiram ‘anular’ os triplos de Stephen Curry. No seu estilo peculiar, o base dos Golden State Warriors da NBA converteu quatro ‘bombas’ logo de entrada! E fechou o período inicial com 5 em 7, para um total de 17 pontos em 8.18 minutos! Ainda assim, aquando do fecho do período, a liderança pertencia à Sérvia (31-23), graças aos 65% de lançamentos de campo.
O segundo parcial manteve a linha do primeiro. De tal forma que, a 7.40 minutos do intervalo, Steve Kerr teve de pedir desconto. Os Estados Unidos perdiam por 39-25! Mas não resolveu... grande coisa. E teve de voltar a solicitar paragem a 3.37 do descanso. A sua equipa perdia por 15 (47-32) e chegou a estar a 17! Depois, LeBron James, Embiid e o inevitável Curry forçaram o andamento, mas aquando do intervalo a Sérvia mantinha-se (justamente) na frente (54-43), consequência de um excelente trabalho coletivo e do desempenho individual das estrelas Jolic e Bogdanovic, mas também de um inspirado Avramovic (fez os seus 15 pontos todo na primeira parte).
Sentindo o perigo, os Estados Unidos surgiram mais decididos para a segunda parte, mas os sérvios souberam manter a cabeça fria, reagir aos momentos mais positivos do opositor e quando o terceiro período fechou não só se mantinham no comando como tinham aumentado a vantagem (76-63).
A 7,17 do final, Durant marca um triplo e há falta de Jokic (a quarta) sobre outro adversário. Na reposição, Booker acerta nova ‘bomba’ e tudo começa a mudar. A Sérvia ainda liderava (78-73), mas a margem de erro desaparecera ainda com muito jogo pela frente e a estrela maior (17 pontos, 11 assistências e 5 ressaltos) estava à beira da desqualificação.
A 3.39 do fim, LeBron empata. A Sérvia começa a evidenciar falta de frescura para executar nas melhores condições. Curry, com o seu nono triplo, colocou a sua equipa na frente e num ápice a equipa europeia comete erros fatais. Bogdanovic (20 pontos ainda voltou a colocar a Sérvia a dois pontos, mas a segurança norte-americana falou mais alto. Um derradeiro parcial de 32-15 chegou. Mas o susto foi gigantesco.
Curry (36 pontos, 8 ressaltos, 2 assistências e 1 recuperação) foi fulcral para o sucesso dos EUA, mas LeBron assinou ‘triplo-duplo’ (16 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências) e Embiid (19 pt) finalmente ‘apareceu’ nos Jogos Olímpicos.
Base dos Warriors estragou a festa dos anfitriões na final do torneio olímpico de basquetebol
Depois da vitória dos EUA sobre a França nos Jogos Olímpicos de Paris
Triunfo frente à anfitriã França, por 67-66, com 25-25 ao intervalo
Triunfo por 85-81 com Ezi Magbegor em grande
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Avançado aproveitou ainda para elogiar Cristiano Ronaldo.
Antigo defesa-central contou como foi a chegada ao Real Madrid, em 2011
Livro 'Manuel Cajuda - o (des)Treinador' é lançado este sábado em Olhão