Foi o melhor jogo que se viu nos Jogos Olímpicos até ao momento
Num dos embates mais aguardados dos quartos-de-final do torneio masculino de basquetebol, a Sérvia derrotou a Austrália (95-90, após prolongamento). Foi o melhor jogo que se viu nos Jogos Olímpicos até ao momento, com a formação europeia a ser obrigada a uma recuperação que ficará para a história.
Perante a surpresa geral, os australianos entraram de rompante e sob a liderança do veterano Patty Mills fecharam o período inicial com 14 pontos de vantagem (31-17). Mas, se isto era inesperado, quando o marcador passou para 39-17 e o parcial se fixou em 20-0... poucos acreditavam no que estavam a ver. Uma das melhores equipas do Mundo estava a ser verdadeiramente arrasada. Nicola Jokic, a grande estrela dos Denver Nuggets da NBA, bem se esforçava, mas parecia impossível.
Só que um jogo de basquetebol pode sofrer mudanças repentinas. A Sérvia reorganizou-se, chegou ao intervalo a perder por 12 (42-54), mas já confiante de que uma eventual reviravolta era possível. E a meio do terceiro quarto, a Austrália ficou mesmo para trás. Depois de ter tido 24 pontos de vantagem (44-20)!
À entrada dos derradeiros 10 minutos, estava tudo aberto, conforme o ‘score’ de 67-65 indiciava. Daí até final, e apesar do equilíbrio, a Sérvia esteve mais tempo no comando. Só que Mills ainda não estava preparado para regressar a casa e com um ‘tiro’ por cima de Jokic forçou o tempo extra.
Nos cinco minutos suplementares, a Austrália voltou a entrar melhor, mas Jokic - a atacar e a defender - fez a diferença nos momentos decisivos.
Destaques individuais para as prestações de Jokic (21 pontos, 14 ressaltos, 8 assistências, 4 recuperações e 1 desarme), Micic (14 pt, 6a, 4br e 2r) e Bogdanovic (17 pt, 6a e 5r) entre os sérvios e para Mills (26 pt e 3r) e Giddey (25 pt, 5r e 4a) nos australianos.
Base dos Warriors estragou a festa dos anfitriões na final do torneio olímpico de basquetebol
Depois da vitória dos EUA sobre a França nos Jogos Olímpicos de Paris
Triunfo frente à anfitriã França, por 67-66, com 25-25 ao intervalo
Triunfo por 85-81 com Ezi Magbegor em grande