Portuguesa fala num "resultado excelente" na prova de fundo
A ciclista portuguesa Daniela Campos assumiu ter vivido um "dia único" na estreia em Jogos Olímpicos, considerando um "resultado excelente" o 41.º posto na prova de fundo de Paris'2024.
Em declarações à agência Lusa, a jovem farense, de 22 anos, fez "um balanço positivo" da sua estreia, numa corrida em que ficou a 7.53 minutos da nova campeã olímpica, a norte-americana Kirsten Faulkner.
"Não foi medalha, não foi nada parecido, mas acho que foi um resultado excelente. Não é talvez aquilo que os portugueses esperavam ou exigem, mas acho que é um resultado bastante positivo e demonstra que tenho valor e que tenho oportunidade, talvez futuramente, não sei se nos próximos, mas nuns Jogos futuros, de talvez poder disputar corridas como estas", afirmou.
Dizendo que não podia "estar mais contente", Daniela Campos, que está no seu último ano de sub-23, referiu que todas as pessoas que a têm acompanhado "sabem o valor que tem terminar uma corrida desta exigência", com um pelotão com muitas medalhadas olímpicas, em Mundiais e Europeus.
"Foi um dia de muita emoção, posso dizer que foi um dia único, desde a partida à chegada, foi um ambiente espetacular como nunca antes visto. Tive a oportunidade de me divertir, de sofrer muito também, mas acima de tudo poder desfrutar e usufruir deste que foi um dia único a pedalar e a sofrer pelas estradas de Paris. Saio daqui muito contente e realizada", assegurou.
Depois de uma parte inicial corrida a um ritmo relativamente baixo, a entrada em Paris trouxe muitas mexidas, com Daniela Campos a ser travada por uma queda no início da primeira das três decisivas subidas a Montmartre.
"É verdade, são coisas que acontecem. Obviamente que se não fosse essa queda talvez o desfecho teria sido outro, as sensações eram boas, mas foram as circunstâncias da corrida e temos que lidar com elas e fazer o melhor com aquilo que podemos controlar", admitiu.
A decisão da corrida acabou por acontecer já depois dessas subidas, quando, num grupo de apenas quatro ciclistas, Kirsten Faulkner atacou a cerca de três quilómetros da meta, sem qualquer resposta das adversárias, nomeadamente as ultra favoritas Marianne Vos e Lotte Kopecky, que se ficaram a marcar.
Aos 31 anos, Faulkner, nos seus primeiros Jogos, conquistou o ouro no final dos 158 quilómetros, com início e final em Trocadéro, que cumpriu em 3:59.23 horas, à frente da neerlandesa Marianne Vos e da belga Lotte Kopecky, respetivamente segunda e terceira, a 58 segundos.
Vianense recorda as primeiras pedaladas e a forma séria com que sempre encarou a modalidade
Tudo começou em Santa Marta de Portuzelo, uma freguesia que recebeu o filho da casa como uma autêntica lenda
Ciclista português, que fez história nos Jogos Olímpicos, foi 'brindado' com um ambiente de enorme festa em Viana do Castelo
Ciclistas portugueses conquistaram o ouro nos Jogos Olímpicos e foram brindados com enorme festa esta segunda-feira