João Ribeiro, Messias Baptista, Fernando Pimenta e Teresa Portela são os atletas selecionados
Os seis canoístas que garantiram para Portugal uma quota nos Jogos Olímpicos asseguraram esta quinta-feira o seu próprio lugar em Paris'2024, com destaque para os campeões do mundo João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500 metros.
Assim, a esta dupla juntam-se Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, Teresa Portela em K1 500 e, na paracanoagem, Norberto Fernandes em VL2 e Alex Santos em KL1.
Relacionada
Na seletiva nacional na qual poderiam confirmar a vaga - perdendo para outra dupla, seria a melhor classificada na Taça do Mundo de maio na Hungria a ficar com a vaga de Portugal -, João e Messias tiveram três tripulações a desafiá-los, mas impuseram-se, em 1.28,490 minutos.
Os sub-23 Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha foram os que estiveram mais perto de surpreender, ficando em segundo, a 690 milésimos de segundo, com o pódio a ficar completo com Iago Bebiano e Kevin Santos, a 1,237 segundos.
Emanuel Silva, que ainda sonhava com a sexta presença consecutiva em Jogos Olímpicos, foi quarto, fechando o grupo, juntamente com Artur Pereira, a já distantes 6,026 segundos.
Fernando Pimenta e Norberto Fernandes não tiveram quem os desafiasse, enquanto Teresa Portela não teve dificuldades em ser a mais forte em K1 500, em 1.51,320, deixando as sub-23 Ana Rodrigues a 4,444 segundos e Ana Brito a 5,571.
Em KL1, Alex Santos venceu os 200 metros em 50,720, sendo 477 milésimos mais rápido do que Floriano Jesus.
Na seletiva interna que juntou os melhores atletas portugueses, a federação estipulou ainda tempos de referência para quem mostrasse qualidade para disputar as derradeiras vagas olímpicas em Szeged, Hungria, a 8 e 9 de maio.
Atingiram o objetivo Maria Rei e Francisca Laia em K2 500, pelo que nenhuma desafiou a supremacia de Teresa Portela, a C2 500 Beatriz Fernandes e Inês Penetra e ainda a C1 200 de Beatriz Fernandes.
View this post on Instagram
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN