Na primeira decisão do dia no boxe, o cubano Erislandy Álvarez manteve a tradição do país, ao conquistar o ouro nos 63.5 kg. Na final, Álvarez despejou um balde de água no fulgor gaulês em Roland Garros, já que do outro lado estava o francês Sofiane Oumiha. Os bronzes foram para o canadiano Wyatt Sanford e para o georgiano Lasha Guruli.
Na outra decisão de título da noite, nos 80kg masculinos, o ucraniano Oleksandr Khyzhniak venceu por decisão dividida diante do cazaque Nurbek Oralbay, conseguindo desta forma melhorar a prata que tinha alcançado há três anos em Tóquio. Quanto aos bronzes, 'falam' em espanhol: Cristian Pinales (Rep. Dominicana) e Arlen López (Cuba).
Reuters
22:1807.08.2024
Eis o programa dos portugueses para amanhã
6:30 - Angélica André (Natação - águas abertas)
9:25 - Eliana Bandeira (Atletismo - lançamento do peso, qualificação)
9:25 - Jéssica Inchude (Atletismo - lançamento do peso, qualificação)
10:43 - Diogo Costa/Carolina João (Vela - 470 - Medal Race) b)
Teresa Portela (Canoagem - K1 500 metros) - apurada para as meias-finais
Fernando Pimenta (Canoagem - K1 1.000 metros) - apurado para as meias-finais
Thomas Augusto (Skate - park) - eliminado nas preliminares
Diogo Costa/Carolina João (Vela - 470) - medal race adiada
Mafalda Pires de Lima (Vela - kite) - regatas canceladas, 14.ª no final
Pedro Pichardo (Atletismo - triplo salto) - apurado para a final
Tiago Pereira (Atletismo - triplo salto) - eliminado na qualificação
Pub
22:1107.08.2024
Basquetebol: definidos os duelos das 'meias' no feminino
Com uma vitória esperada por 88-74 sobre a Nigéria, os Estados Unidos apuraram-se para as meias-finais
do torneio feminino de basquetebol, onde vão encontrar a Austrália em mais um passo rumo ao décimo título olímpico da sua história. Na outra meia-final (ambas serão jogadas na sexta-feira) irão defrontar-se Bélgica e França.
Nota para a campanha da Nigéria, que mesmo saíndo de cena nos quartos-de-final, fez história em Paris. Isto porque tornou-se na primeira seleção africana, masculina ou feminina, a chegar a uma fase tão adiantada do torneio olímpico.
Resultados do dia
Sérvia-Austrália, 67-85
Espanha-Bélgica, 66-79
Alemanha-França, 71-84
Nigéria-Estados Unidos, 88-74
Reuters
22:0807.08.2024
Com a Torre Eiffel ali ao lado: o incrível ambiente do estádio que deixou todos rendidos
Paris'2024 tem vários palcos de eventos de grande espectacularidade, mas nenhum deles reúne tanto consenso quanto aquele que recebe os jogos de voleibol de praia. A vista para a Torre Eiffel explica tudo...
Andebol: Eslovénia garante 'meias' pela primeira vez
A Eslovénia apurou-se pela primeira vez para umas meias-finais olímpicas no torneio masculino, ao apurarem-se esta noite com vitória por a Noruega por 33-28. Já com a melhor campanha igualdade, tal como os noruegueses, os eslovenos escrevem assim mais uma página de história, que podem engrandecer ainda mais caso superem, nas 'meias', a Dinamarca.
Num jogo em que ao intervalo já ganhavam por 16-12, os eslovenos tiveram em Aleks Vlah (11 golos em 12 disparos) e Blaz Janc (9 em 11) as suas principais referências.
Pub
21:5307.08.2024
Halterofilismo: chinesa revalida título nos 49kg
Mais um título defendido com sucesso no halterofilismo. Agora nos 49kg femininos, com a chinesa Hou Zhihui a levar a melhor e também com um novo recorde olímpico do arranco. Com um total de 206 kg (89 no arranco+117 no arremesso), a asiática bateu a romena Mihaela Cambei apenas por 1 kg (205kg, com 93+112). O bronze foi para a tailandesa Surodchana Khambao, com 200 (88+112).
Reuters
21:4507.08.2024
Melanie Santos: «Acho que é triste dizer 'falhar' quando só se lembram de quatro em quatro anos...»
Melanie Santos lamentou que a palavra "falhar" seja usada contra os atletas lusos que competiram nos Jogos Olímpicos, visando quem só se lembra "de quatro em quatro anos que estes desportos existem".
Na zona das chegadas do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, Melanie Santos e Ricardo Batista não se fizeram acompanhar dos compatriotas Maria Tomé e Vasco Vilaça, com o último a desenvolver uma infeção gastrointestinal, tal como Melanie, mas esta com sintomas menos agudos, depois de terem disputado as provas de triatlo.
"Palavra falhar é muito ingrata, porque qualquer um destes atletas que vai aos Jogos Olímpicos luta muito e somos nós os primeiros a querer mais. Há coisas a melhorar, sem dúvida", começou por dizer Melanie Santos, aos jornalistas.
A 45.ª classificada na prova individual feminina de triatlo foi mais longe para quem considera que a prestação lusa foi um falhanço, depois de, juntamente com Batista, Tomé e Vilaça, ter obtido o quinto lugar na estafeta mista. "Falhar, acho que é triste dizer isso, quando vocês só se lembram de quatro em quatro anos que realmente estes desportos existem quando há o investimento. Se houver esse apoio diariamente, acho que podem usar essa palavra. Quando só serve de quatro em quatro anos é muito ingrato para nós", manifestou.
Melanie Santos: «Estamos bem, tanto eu como o Vasco»
A portuguesa Melanie Santos garantiu estar bem de saúde, depois do Comité Olímpico de Portugal (COP) ter revelado que a triatleta do Benfica e o compatriota Vasco Vilaça desenvolveram recentemente sintomas de infeção gastrointestinal.
Segundo revelou o COP, Vasco Vilaça, quinto na prova masculina, tem sintomas mais agudos do que Melanie Santos, que chegou a Lisboa esta noite, juntamente com Ricardo Batista, sexto classificado na prova individual na estreia em Jogos Olímpicos.
"Estamos bem, tanto eu como o Vasco [Vilaça]", garantiu a 45.ª classificada na prova individual feminina de triatlo, à comunicação social presente no Humberto Delgado, em Lisboa, onde a família, amigos e fãs dos portugueses também marcaram presença.
LUSA
Pub
21:3807.08.2024
Recordista mundial dos 3.000m obstáculos sofreu queda brutal e teve de ser retirado de maca
Recordista mundial dos 3.000 metros obstáculos, o etíope Lamecha Girma foi um dos ausentes no pódio da final em Paris'2024, por conta de uma violentíssima queda na fase final de prova. O etíope bateu em cheio na barreira e, totalmente descontrolado, foi ao solo com o rosto. Teve de ser auxiliado pela equipa médica e deixou o Stade de France com um colar cervical. (Fotos: Reuters)
1/x
21:1807.08.2024
Taekwondo: Park Taejoon vence título de 58kg após desistência do adversário
O sul-coreano Park Taejoon, campeão do mundo de 2022, é o novo campeão olímpico de 58kg! Aos 20 anos, o jovem sul-coreano triunfou após desistência do azeri Gashim Magomedov no segundo assalto, isto depois de no primeiro ter vencido de forma clara por 9-0. No segundo vencia por 13-1, até que Magomedov desistiu por lesão. Quanto aos bronzes, foram para o tunisino Mohamed Khalil Jendoubi e para o francês Cyrian Ravet.
Horas antes, foi a tailandesa Panipak Wongpattanakit a levar o primeiro título do programa de Paris, ao conquistar o ouro nos 49kg. Campeã em título, a tailandesa venceu dois dos três rounds ante a chinesa Guo Qing e triunfou na final por 2-1, tornando-se desta forma a primeira tailandesa de sempre, em qualquer modalidade, a sagrar-se bicampeã olímpica. Quanto aos bronzes, foram para a iraniana Mobina Nematzadeh e a croata Lena Stojkovic.
Hóquei em campo: China volta à final no feminino 16 anos depois
Depois de ter sido finalista derrotada na final de 2008, nuns Jogos realizados em 'casa', a China está de volta às decisões do hóquei em campo feminino e precisamente com uma reedição dessa final, já que do outro lado estará a Holanda (que ao início da tarde superou a Argentina, por 3-0).
No segundo jogo do dia, as chinesas venceram também o seu jogo, diante da Bélgica, mas apenas nos penáltis, depois do empate a um no tempo regulamentar.
A final joga-se na sexta-feira, tal como o duelo pelo bronze, entre Argentina e Bélgica.
Reuters
Pub
21:0207.08.2024
Voleibol: França defronta Polónia na final do torneio masculino
A França, campeã olímpica em título, eliminou a Itália e vai bater-se na final do torneio masculino de voleibol com a Polónia, que venceu os Estados Unidos.
Para chegarem à final, agendada para sábado, os gauleses mostraram o seu melhor nível e venceram os italianos, campeões do mundo, por 3-0 - parciais de 25-20, 25-21 e 25-20. O triunfo claro fez-se aos ombros de um bom jogo de receção e 17 pontos de Trévor Clévenot, com mais 14 de Earvin N'Gapeth, acima de todos os outros no capítulo ofensivo.
Depois de esperar até Tóquio'2020 para somar uma primeira medalha no torneio masculino, a formação gaulesa, liderada pelo italiano Andrea Giani e impulsionada pelo seu público, chega a uma segunda final consecutiva. A França pode, assim, ser apenas a terceira bicampeã seguida no voleibol, depois da União Soviética (Tóquio'1964 e México'1968) e dos Estados Unidos (Los Angeles'1984 e Seul'1988).
Os polacos, campeões europeus e 'vice' mundiais, vão participar de novo na final olímpica 48 anos depois, ao afastarem hoje na 'negra' a formação norte-americana, depois da troca de parciais -- 25-23, 25-27, 14-25 e 25-23 --, vencendo por 15-13 no momento derradeiro.
Reuters
20:5407.08.2024
Atletismo: Soufiane El Bakkali revalida título nos 3.000 metros obstáculos e Lamecha Girma falha medalhas
O marroquino Soufiane El Bakkali revalidou o título olímpico dos 3.000 metros obstáculos, ao vencer uma incrivelmente intensa final na qual o etíope Lamecha Girma, um dos fortes candidatos às medalhas, nem ao pódio foi, devido a uma queda.
El Bakkali venceu em 8:06.05 minutos, uma melhor marca da época, superando um surpreendente Kenneth Rooks, que foi segundo (8:06.41) ao sprint perante o queniano Abraham Kibiwot (8:06.47).
Andebol: Dinamarca nas 'meias' pela terceira vez consecutiva
Num sempre tenso e intenso dérbi nórdico, a Dinamarca superou a Suécia nos quartos-de-final do torneio masculino de andebol por 32-31 e qualificou-se pela terceira vez consecutiva para as meias-finais. Com um equilíbrio de princípio a fim, os dinamarqueses conseguiram fazer o golo decisivo aos 58:16 (por Felix Claar) e nos quase dois minutos seguintes não sofreram e seguraram o triunfo. Simon Pytlick, com 9 golos, foi a figura dos dinamarqueses.
Campeã do Rio de Janeiro, a Dinamarca jogará contra o vencedor do Noruega-Eslovénia.
Reuters
Pub
20:4507.08.2024
Atletismo: Nina Kennedy junta título olímpico ao mundial na vara
Campeã mundial de Budapeste, a australiana Nina Kennedy juntou agora o título olímpico ao seu pecúlio, numa final na qual triunfou com 4.90 metros, à frente da norte-americana Katie Moon (4.85) e da canadiana Alysha Newman, que com os mesmos 4.85 fez um novo recorde nacional do seu país.
20:3707.08.2024
Atletismo: Rojé Stona bate recorde olímpico e conquista ouro no disco
Surpresa no lançamento do disco! O jamaicano Rojé Stona é novo campeão olímpico, depois de superar na final o recordista mundial Mykolas Alekna, que num dos ensaios prévios até conseguiu bater o recorde olímpico do seu pai Virgilijus, os 69.89, ao lançar aos 69.97.
O problema foi que Stona tinha 3 centímetros a mais para 'dispensar' e, com um lançamento a 70.00 metros, foi buscar o ouro. Já o bronze vai para Matthew Denny, da Austrália, com 69.31.
Atletismo: Quincy Hall rouba ouro olímpico dos 400 metros a Hudson-Smith em cima da meta
O norte-americano Quincy Hall conquistou o título olímpico dos 400 metros, ao vencer uma final incrível em 43.40 segundos. Incrível porque o norte-americano, que fez a quarta melhor marca da história, apenas conseguiu assumir a liderança em cima da linha de meta, tirando o 'bombom' ao britânico Matthew Hudson-Smith, que mesmo assim, conseguiu um novo recorde europeu por larga margem (3 décimos - de 43.74 para 43.44). O bronze foi para o zambiano Muzala Samukonga (43.74, um novo recorde nacional).
Reuters
Pub
20:1307.08.2024
Noah Lyles na final dos 200 metros e campeão De Grasse fica de fora
O norte-americano Noah Lyles, que se sagrou campeão olímpico dos 100 metros há três dias, qualificou-se esta quarta-feira, sem surpresa, para a final dos 200, com o terceiro tempo, enquanto o canadiano Andre De Grasse ficou fora.
Campeão olímpico em Tóquio'2020 e prata no Rio'2016, De Grasse, de 29 anos, não foi além do 10.º tempo nas semifinais, em 20,41 segundos, ficando a 10 centésimos de segundo do último repescado, Makanakaishe Charamba, do Zimbabwe.
Na sua especialidade, Lyles, tricampeão do mundo dos 200, cumpriu meia volta à pista em 20,08, sendo batido na sua série por Letsile Tebogo, do Botswana, terceiro nos últimos Mundiais, o único a baixar dos 20 segundos (19,96), acabando ainda com um tempo pior do que o seu compatriota Kenny Bednarek (20,00), prata em Tóquio'2020.
A fina dos 200 metros está marcada para quinta-feira, às 20:30 locais (19:30 em Lisboa).
Reuters
20:1007.08.2024
Tiago Pereira: «Em cada salto, cometi um erro diferente»
O português Tiago Pereira não encontrou uma explicação para ter estado abaixo do seu nível habitual na qualificação do triplo salto, assumindo ter cometido erros diferentes nas três tentativas.
Pouco depois de o campeão olímpico em título, o português Pedro Pichardo, ter conseguido a melhor marca da qualificação (17,44) e ter recusado falar aos jornalistas, remetendo declarações para depois da final de sexta-feira, Tiago Pereira defendeu que tinha qualidade para estar na final, mas apenas conseguiu a 25.ª marca, com 16,36.
"Eu não sei, hoje não há explicação mesmo para o que aconteceu. Eu, realmente, estou bem fisicamente, as corridas estavam muito rápidas, estava a correr bem e rápido, consegui não fazer nulos, que é o meu normal - normalmente faço muitos nulos -, mas hoje, simplesmente, não aconteceu", lamentou.
Na zona mista do Stade de France, Tiago Pereira assegurou que estava "rápido" e "forte", "mas o desporto é assim, há dias que as coisas não acontecem simplesmente e hoje foi um deles". "A pista é rápida, eu não conseguia apanhar os timings. Em cada salto, cometi um erro diferente e isso levou a não passar à fase final", explicou.
Natação artística: China conquista ouro por equipas
A China chegou à prova final com uma grande vantagem claríssima sobre os Estados Unidos e acabou o concurso de natação artística ainda mais líder. As asiáticas conquistaram o ouro por equipas com 996.1389 pontos, superiorizando-se aos Estados Unidos (914.3421), que conseguiram a primeira medalha neste evento desde 2004. Em terceiro ficou a Espanha, com 900.7319.
As chinesas foram as melhores nas três provas, com a rotina técnica a ser aquela na qual mais se destacaram, com 313.5538, contra os 287.1475 da Espanha. Para as asiáticas, refira-se, foi o primeiro ouro depois de três pratas consecutivas.
Note-se que esta é a primeira vez desde 1996, quando os EUA foram campeões, que a vitória não é russa (em 2020 o triunfo foi da equipa russa, mas sob bandeira do Comité local).
Reuters
Pub
19:4307.08.2024
Ciclismo de pista: Austrália e Estados Unidos vencem na perseguição por equipas
Entretanto já temos os dois títulos do dia atribuídos no ciclismo de pista, ambos referentes à perseguição por equipas.
A primeira decisão foi a masculina, com a Austrália a conseguir finalmente voltar às conquistas, 20 anos depois de terem ganho em Atenas'2004. Moralizados pelo recorde mundial alcançado na véspera, os australianos bateram na final a Grã-Bretanha, com 3:42.067 minutos contra os 3:44.394 dos britânicos, que na última volta quase tinham uma violenta queda. Quanto ao bronze, foi para a Itália, num triunfo sobre a Dinamarca (3:44.197 contra 3:46.138).
Já na competição feminina o título foi para os Estados Unidos, que tiveram na equipa que bateu a Nova Zelândia duas ciclistas que já brilharam na estrada. Com Kristen Faulkner (campeã na prova de fundo) e Chloé Dygert (bronze no contrarrelógio), as norte-americanas concluíram a sua prova com 4:04.306, numa final decidida nos instantes finais e com alguma tensão, já que as neozalendesas fecharam em 4:04.927. O bronze foi para a Grã-Bretanha, que com 4:06.382 bateram a congénere da Itália (4:08.961).
Norte-americanas superaram a Nova Zelândia na decisãoReuters
19:3007.08.2024
Skate: Keegan Palmer revalida título de Park
Numa final sem Thomas Augusto, o título do Park foi para o australiano Keegan Palmer, que desta forma revalida a conquista de há 3 anos, em Tóquio. O australiano confirmou o favoritismo, com uma primeira run de 93.11 pontos, suficiente para superar o norte-americano Tom Schaar (92.23) e o brasileiro Augusto Akio (91.85).
Atletismo: os apurados para a final do triplo salto
São estes os 11 adversários de Pedro Pichardo na luta pela revalidação do título olímpico, numa final sem a presença de Tiago Pereira. Três (além de Pichardo) conseguiram a marca exigida para o apuramento direto (17.10) e os restantes qualificaram-se por terem as melhores marcas seguintes.
Pub
19:2307.08.2024
Tiago Pereira fica fora da final do triplo salto
Tiago Pereira conseguiu melhorar a sua marca na terceira tentativa, mas insuficiente para chegar-se aos 12 melhores. O português despede-se com 16.36 metros, que por agora lhe valem o 25.º posto.
RTP
19:0907.08.2024
O salto que colocou Pichardo na final do triplo salto
Srs. e Sras. Pedro Pablo PICHARDO
O saltador português conseguiu o apuramento para a final ao salta 17,44m quando a marca de qualificação estava nos 17,10m pic.twitter.com/yfwsvazcxI
Srs. e Sras. Pedro Pablo PICHARDO
O saltador português conseguiu o apuramento para a final ao salta 17,44m quando a marca de qualificação estava nos 17,10m pic.twitter.com/yfwsvazcxI
Depois dos 15.84 metros da primeira tentativa, Tiago Pereira salta 15.96 mt, um registo insuficiente para subir na tabela. Neste momento é 29.º em 31 atletas e para se apurar tem de fazer pelo menos 16.79 (que é a marca do atual 12.º colocado).
RTP
Pub
18:5707.08.2024
Atletismo: Alison dos Santos levou um susto para avança
Seria o maior escândalo do programa de atletismo, mas o brasileiro Alison dos Santos pode respirar fundo. Ninguém conseguiu fazer melhor do que os seus 47.95 segundos entre os não apurados diretamente e o brasileiro avança para a final. Rai Benjamin e Karsten Warholm também. Vamos ter a final sonhada nos 400 metros barreiras!
Reuters
18:4107.08.2024
Atletismo: brasileiro Alison dos Santos falha apuramento direto!
Um dos maiores candidatos às medalhas, o brasileiro Alison dos Santos, fica fora dos dois primeiros na sua série dos 400 metros barreiras (a mesma de Karsten Warholm, que venceu) e terá de esperar pelas outras séries para saber se irá à final. Seria um escândalo!
Atletismo: Tiago Pereira longe na primeira tentativa
Na sua primeira tentativa, Tiago Pereira faz 15.84 metros. Ainda muito longe da frente...
Eurosport
Pub
18:3107.08.2024
Atletismo: Pedro Pichardo garante final do triplo salto
Pedro Pichardo também já está apurado para a final do triplo salto. O luso cubano, vicecampeão europeu em título, saltou 17.44 metros na sua primeira tentativa com grande facilidade e carimbou também ele o passaporte para a decisão. É o quarto a apurar-se diretamente, depois de Jordan Díaz (17.24), Fabrice Zango (17.16) e Salif Mane (17.16).
RTP
18:2407.08.2024
Atletismo: Hugues Fabrice Zango também já está na final
Hugues Fabrice Zango, do Burkina Faso, salta 17.16 metros e também já está na final. O atleta burquinês é um dos candidatos à medalha. Antes dele, o brasileiro Almir dos Santos, treinado pelo português José Uva, fez nulo na sua primeira tentativa.
O espanhol Jordan Díaz, campeão europeu em título do triplo salto, salta 17.24 metros e já está na final.
Eurosport
Pub
18:0607.08.2024
Triplo salto arranca dentro de 10 minutos
Um dos concursos mais fortes de sempre promete marcas de nível estratosférico. É essa a promessa e a exigência da qualificação direta mostra isso mesmo. Para se qualificarem diretos para a final, os dois portugueses têm de fazer 17.10 metros ou, então, ser um dos 12 melhores. Por referência, Tiago Pereira apenas uma vez passou essa marca e por 1 centímetro. Irá repeti-lo hoje?
Eurosport
18:0407.08.2024
Atletismo: sessão da tarde em andamento
Já temos ação no Stade de France, onde hoje teremos dois portugueses em ação na qualificação do triplo salto (Pedro Pichardo e Tiago Pereira) e ainda quatro finais.
Assim começou a lenda: Duplantis partilha vídeo em criança a brincar com uma vara
Filho do antigo varista Greg Duplantis, Armand Duplantis herdou a mesma paixão do pai, mas superou-o largamente em talento (o recorde de carreira do pai é de 5.80, contra o 6.25 do filho). Mas tal como Max e Jos Verstappen na Fórmula 1, foi com o pai que aprendeu a gostar do salto com vara e dali nasceu a lenda. Este vídeo, filmado quando 'Mondo' provavelmente nem imaginaria o que viria, mostra que todos podemos sonhar com o céu. Basta lutar por isso... e ter algum talento.
Pub
17:3907.08.2024
Vela: anuladas as restantes regatas de kite e Mafalda Pires de Lima fica em 14.º
A velejadora portuguesa Mafalda Pires de Lima foi 14.ª classificada na disciplina kite, depois da organização ter anulado as restantes regatas devido à falta de vento.
A ausência de vento em Marselha tem sido uma constante nos últimos dias e voltou a anular as regatas previstas para hoje desta classe, tendo a organização optado por concluir a qualificação.
Com esta decisão, Mafalda Pires de Lima, estreante em Jogos Olímpicos e que na terça-feira tinha subido ao 14.º lugar, ao ser nona na sexta regata, concluiu a prova a 14 pontos do 10.º classificado, o último que dá acesso às meias-finais.
Reuters
17:3607.08.2024
Uma surpresa olímpica: Tsanko Arnaudov pediu Cátia Azevedo em casamento em Paris
Tsanko Arnaudov e Cátia Azevedo competiram nos Jogos e de lá saíram como... noivos. O pedido de casamento foi esta quarta-feira, em frente aos emblemáticos anéis olímpicos, com o lançador do peso a surpreender a atleta dos 400 metros num momento sempre emocionante. Parabéns aos noivos!
Snoop Dogg estará a receber 500 mil dólares por dia para estar nos Jogos Paris'2024
500 mil dólares. Qualquer coisa como 457 mil euros. Por dia. É este o valor que o rapper Snoop Dogg estará a receber da emissora NBC por estar nos Jogos Olímpicos, onde vai criando momentos de pura diversão e, também, faz alguns momentos de comentário. A informação foi avançada na rede social X pelo empresário Henry McNamara, que alegou ter ouvido esse valor num jantar onde estava um elemento executivo da estação.
Uma verba que no final dos Jogos deverá render 7.4 milhões de euros ao rapper e que, segundo as audiências, está a ser justificada. De acordo com os dados avançados, a NBC conseguiu dobrar os espectadores numa das suas sessões da tarde domingo em comparação com o que tinha conseguido há três anos em Tóquio.
Por outro lado, a verdade é que Snoop Dogg está a dar uma outra dimensão mediática aos Jogos, em especial aos atletas norte-americanos, com momentos já emblemáticos no equestre, com Michael Phelps ou ainda com Simone Biles.
Sat next to an NBC exec at dinner, he said Snoop gets paid $500k a day plus expenses to be here promoting Olympics. From Gin and Juice to a few million to be a celebrity at the Olympics - what a world
Sat next to an NBC exec at dinner, he said Snoop gets paid $500k a day plus expenses to be here promoting Olympics. From Gin and Juice to a few million to be a celebrity at the Olympics - what a world
Halterofilismo: Li Fabin é o primeiro campeão de Paris'2024
Temos bicampeão olímpico no halterofilismo. Ouro em Tóquio, o chinês Li Fabin revalidou o título nos -61kg, numa final na qual conseguiu um novo recorde olímpico do arranco, com 142 kg, ao qual juntou ainda 167kg no arremesso. O chinês ainda tentou chegar aos 172kg, que seriam um novo recorde olímpico também nessa fase, mas não conseguiu. No final, Fabin terminou com um total de 310kg.
Em segundo ficou o tailandês Theerapong Silachai, com 303kg (132+171), e o norte-americano Hampton Morris fechou o pódio, com 298kg (126+172).
Ainda hoje, pelas 18:30, teremos a final de -49kg femininos.
Reuters
17:0007.08.2024
Vela: houve dois campeões no dia de hoje
Ao contrário da prova mista, a masculina de 470 teve a sua Medal Race esta tarde, consagrando o australiano Matt Wearn como campeão. Na verdade, Wearn é bicampeão olímpico, já que tinha vencido em 2020, tornando-se assim no primeiro de sempre a vencer no Laser (ILCA7). O australiano fechou com 40 pontos, menos 16 do que o cipriota Pavlos Kontides, medalha de prata de há 12 anos em Londres, e 40 do que o peruano Stefano Peschiera, que assim deu a segunda medalha da história ao Peru desde 1992.
Antes, a Medal Race feminina também foi disputada e teve como campeã a holandesa Marit Bouwmeester, que com mais este ouro se tornou na mulher mais bem sucedida da vela, com quatro medalhas na carreira (dois ouros, uma prata e um bronze). O restante do pódio foi ocupado pela dinamarquesa Anne-Marie Rindom of Denmark e pela norueguesa Line Flem Hoest.
Medal race da classe 470 mista adiada para quinta-feira
A Medal Race da classe 470, na qual vão participar os velejadores portugueses Carolina João e Diogo Costa, foi adiada para quinta-feira, devido à falta de vento em Marselha.
A dupla lusa qualificou-se na terça-feira para a regata decisiva, ao concluir a jornada na quinta posição da geral, com 49 pontos, numa competição liderada pelos austríacos Lara Vadlau e Lucas Maehr, com 24.
Para a Medal Race, cujo horário ainda não foi divulgado pela organização, a dupla portuguesa parte a 14 pontos da terceira posição, ocupada pelos japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka, enquanto os segundos classificados são os espanhóis Jordi Xammar Hernandez e Nora Brugman Cabot, com 31.
Na Medal Race participam os velejadores colocados até ao 10.º lugar, com os pontos conquistados na regata decisiva a valerem a dobrar.
Reuters
Pub
16:4607.08.2024
Arrepiante: jogadora holandesa de hóquei em campo ficou neste estado após levar bolada na cara
Holanda e Argentina entraram esta quarta-feira em campo para o jogo das meias-finais do torneio olímpico feminino de hóquei em campo, um duelo que as holandesas venceram por 3-0. Mas o que verdadeiramente ficou na retina de quem assistiu ao encontro foi a lesão no rosto de Joosje Burg. A jogadora holandesa levou com uma bolada na cara e ficou a sangrar abundantemente. A atleta foi assistida dentro e fora do terreno de jogo, mas acabou por entrar novamente assim que a hemorragia estancou. No regresso ao terreno de jogo, Joosje Burg voltou com uma camisola improvisada, isto porque a seleção holandesa não tinha disponíveis equipamentos suplentes.
Susana Santos no seu "melhor momento" quer brilhar no "duro" percurso de Paris: «Sei o que treinei»
A fundista Susana Godinho Santos, que irá disputar, no domingo, a prova da maratona dos Jogos Olímpicos, partiu esta quarta-feira para Paris, antevendo um percurso difícil, mas com fé na sua preparação e momento de forma. A atleta, de 32 anos, única portuguesa qualificada para a prova, terá na capital francesa a sua estreia olímpica, numa distância em que apenas começou a competir em 2023, pelo que decidiu colocar cautela e não delinear objetivos concretos para a sua prestação.
Gastroenterite adia regresso de Vasco Vilaça a Portugal
As infeções gastrointestinais que afateram dois dos quatro trietletas que competiram em Paris'2024, com a prova de natação a decorrer no rio Sena, apenas um deles regressa esta tarde a Portugal como estava previsto. Trata-se de Melanie Santos.
Já Vasco Vilaça viu adiado o seu regresso devido ao problema de saúde, permanecendo por agora na Aldeia Olímpica com a restante Missão portuguesa, em recuperação.
Reuters
Pub
15:3007.08.2024
Thomas Augusto "muito feliz" apesar da eliminação: «Achava que aquela volta me ia colocar na final»
O skater Thomas Augusto mostrou-se "muito feliz" com a estreia nos Jogos Olímpicos Paris'2024, por ter andado "o que queria andar" nas qualificações de park, prometendo tentar chegar ao pódio em Los Angeles'2028.
"Andei o que queria andar. É só isso que tinha para fazer. Eu vim aqui, só estava focado em acertar aquela primeira manobra que eu acertei na segunda volta e nada mais. E eu acertei e ainda acabei a linha. Então, estou feliz, estou muito feliz. E muito orgulhoso também de ter Portugal aqui no meu peito", declarou na zona mista, enquanto batia com a mão na bandeira que tinha no equipamento.
15:2507.08.2024
Basquetebol: Bélgica surpreende e elimina Espanha nos 'quartos' femininos
A cumprir apenas a sua segunda presença olímpica - depois de ter sido 7.ª em Tóquio -, a Bélgica já garantiu uma campanha histórica em Paris'2024, ao apurar-se para as meias-finais do torneio feminino de basquetebol. Fê-lo com uma grande atuação diante da Espanha, num duelo no qual venceu de forma clara, por 79-66.
Com Emma Meesseman (19 pontos, 9 ressaltos e 6 assistências) e Kyara Linskens (19 pts. e 8 res.) em destaque, as belgas afastaram a turma espanhola, que teve em Megan Gustafson a figura, com 21 pontos e 7 ressaltos.
Uma exibição, ainda assim, insuficiente para as espanholas, medalhadas de prata no Rio'2016, que assim falham a possibilidade de ir ao pódio. Já as belgas, fazem história e podem ampliá-la nas meias-finais, onde enfrentarão a seleção vencedora do Alemanha-França.
Andebol: campeã olímpica França cai de forma dramática nos 'quartos'
Incrível o que acaba de acontecer no torneio masculino de andebol! A França, a campeã em título, que ainda para mais joga em casa, foi afastada no prolongamento pela Alemanha por 35-34 e fica-se pelos quartos-de-final. E de uma forma absolutamente surreal! Amadora, diríamos...
A ganhar por 29-28 a 5 segundos do final - e com posse de bola! -, os gauleses conseguiram a proeza de perder o esférico e ceder a igualdade a 1 segundo do final. Depois, no prolongamento, mesmo com o público do seu lado, os franceses não conseguiram recuperar-se e perderam por 35-34. No último segundo do prolongamento, num filme em tudo similar, Valentin Porte quase empatou a 35, mas o guardião alemão defendeu.
Um desfecho que marca o final da carreira internacional do lendário Nikola Karabatic, que apesar da derrota foi saudado com uma enorme ovação por parte do público e até pelos rivais. Por outro lado, esta será a primeira vez em 20 anos que a França não estará nas 'meias' deste torneio masculino. Ainda para mais quando jogam em casa!
Reuters
Pub
14:4307.08.2024
Natação: Angélica André "tranquila" apesar dos problemas no Sena
O Diretor Técnico Nacional (DTN) das águas abertas garantiu que Angélica André está "tranquila" para a prova de quinta-feira no Rio Sena, apesar dos problemas gastrointestinais que afetaram dois triatletas lusos em Paris'2024.
"Ela está perfeitamente tranquila, confiante. Vai fazer a sua competição e dar o seu melhor. Tem de lidar com isso, como fazemos sempre. Já temos situações anteriores dessas, melhores, piores, parecidas", comentou Daniel Viegas, em declarações à Lusa, revelando que o tema da qualidade da água é recorrente nas competições dos circuitos internacional e nacional.
Os triatletas Vasco Vilaça e Melanie Santos desenvolveram nos últimos dias sintomas de infeção gastrointestinal, depois de terem competido no Rio Sena, cuja qualidade da água é instável e já levou a cancelamento de treinos e adiamento de provas.
"São situações que fazem parte desta disciplina e ela está habituada. Claro que fica sempre a mágoa de saber que colocaram a prova num sítio que podia não estar em condições, preocupando treinadores, federações e atletas", lamentou.
14:4007.08.2024
A performance de Thomas Augusto no Park
Run 2 de 3 do nosso Thomas Augusto com uma pontuação de 81.75, a sua melhor pontuação que infelizmente não é suficiente para chegar à final... pic.twitter.com/NrBAAHI4yH
Run 2 de 3 do nosso Thomas Augusto com uma pontuação de 81.75, a sua melhor pontuação que infelizmente não é suficiente para chegar à final... pic.twitter.com/NrBAAHI4yH
Com uma vitória clara sobre a Sérvia por 85-67, a Austrália apurou-se para as meias-finais do torneio feminino de basquetebol. Um triunfo que foi maioritariamente construído no segundo quarto, com 22-13 no marcador nesses 10 minutos. Alanna Smith, com 22 pontos e 13 ressaltos, foi a figura.
Nas 'meias' as australianas defrontarão as vencedoras do Nigéria-Estados Unidos.
Reuters
Pub
13:4707.08.2024
Thomas Augusto: «Estou tranquilo, muito tranquilo»
Thomas Augusto foi afastado na qualificação do skate, mas saiu com sensação de dever cumprido e "tranquilo" por aquilo que fez.
"O skate é totalmente mental. Eu treino 8 horas por dia, até pode ser mais! Mas se a tua cabeça não estiver no lugar certo, não vais acertar a manobra, a linha. Porque há muita emoção no estádio, muita gente e isso entra na tua cabeça. Tens de estar na tua zona, na tua bolha. Estou tranquilo, muito tranquilo", garantiu o luso-brasileiro, de 20 anos.
Na sua run, Thomas Augusto 'puxou' o público e à RTP explicou o porquê. "Não quero cair, por isso chamo eles [o público]. aTÉ SE der errado, pode dar tombo, mas o crowd ajuda. eu quero acertar, nao quero falhar!"
Reuters
13:3607.08.2024
Skate: Thomas Augusto cai e está fora da final do Park
Acabou a passagem de Thomas Augusto pelos Jogos Olímpicos. O português caiu em duas das suas runs, fez uma boa performance na única que concluiu, mas os 81.75 pontos serão insuficientes para o apuramento para a decisão, onde participam os 8 melhores.
Teresa Portela saiu com "bons indicadores": «Estou a meio segundo das melhores do mundo»
Teresa Portela precisou de ir aos quartos-de-final para chegar às meias-finais do K1 500, mas essa necessidade de duas provas no dia de hoje era já algo esperado para a portuguesa. Na análise à sua segunda prova, que a colocou na ronda seguinte ao ser 4.ª, a canoísta assumiu que tinha a noção de que seria difícil avançar direto, mas nem assim ficou desanimada. Antes pelo contrário.
"Era muito previsível, pois fui com a 2.ª e a 3.ª do Mundial. Foi um cruzamento ao lado. Já estava à espera, mas disse ao meu treinador 'vou tentar ir o mais forte possível para ver se estou na luta das melhores'. Elas são favoritas, gostei por isso. Não foi uma prova perfeita, se calhar para elas também não. O facto de ter ficado tão perto das candidatas à medalha foi um bom sinal", assumiu, à RTP.
Objetivo para as meias-finais
"Passar à final. Gostava muito, vamos ver como são os sorteios das meias-finais. É sempre uma lotaria, passam as duas primeiras. Tenho bons indicadores, senti que agora foi controlado. Senti-me bem. Agora não tenho nada a perder. É tentar dar o meu melhor. Estou tranquila com o que fiz até agora.
"Quando vi a minha eliminatória, sabia que provavelmente seria terceira. Disse a toda a gente 'não tenho medo delas, vou tentar ver como ver como estou'. E estou a meio segundo das melhores do mundo. Por isso acho que é positivo. Mas não garante nada, nem a mim nem ninguém"
Mais uns Jogos, o que a move?
"Tenho-me sentido muito bem nos treinos. Gosto muito de treinar. As competições é que me arrependo sempre da decisão [risos]. É uma prova muito duro, exigente, que faço desde Pequim. É muito exigente. Estou aqui muito desgastada. Neste último ano senti que podiam ser os últimos Jogos e se era para ir a Paris era na melhor forma. É essa sensação de superação, que estou bem dá-me vontade de vir cá e de me sentir mais uma vez a superar"
Lusa
Pub
12:4507.08.2024
Canoagem: Teresa Portela garante presença nas meias-finais do K1 500
A portuguesa Teresa Portela apurou-se para as meias-finais do K1 500 dos Jogos Olímpicos Paris'2024, ao ser 4.ª na sua eliminatória dos quartos-de-final.
Em Vaires-sur-Marne, a portuguesa fechou a sua prova em ritmo de gestão em 1:52.40 minutos, mais lenta do que o registo das eliminatórias, onde falhou o apuramento direto para as meias-finais por apenas 1 décimo (1:51.03).
As meias-finais disputam-se no sábado, pelas 9:30.
12:3607.08.2024
Canoagem: Teresa Portela agora em ação
A portuguesa Teresa Portela volta à água nos quartos-de-final do K1 500, para uma série na qual tem de ser uma das cinco primeiras para se apurar para as 'meias'.
Escalada: polaca Aleksandra Miroslaw conquista ouro na velocidade
A polaca Aleksandra Miroslaw conquistou o ouro na prova de velocidade na escalada, com uma atuação sensacional perante a chinesa Deng Lijuan. A polaca, que tinha batido o recorde mundial na segunda-feira nesta subida de 15 metros (6.10), repetiu a marca nesta final, ao ganhar contra os 6.18 da asiática.
| Ze was de absolute topfavoriet, maar ze wint hem! Aleksandra Miroslaw verbrak maandag al het wereldrecord en nu pakt ze het goud! ? ? #Paris2024
Vasco Vilaça e Melanie Santos com infeções gastrointestinais dias depois da estafeta mista
Os portugueses Vasco Vilaça e Melanie Santos desenvolveram nos últimos dias sintomas de infeção gastrointestinal, depois de terem disputado as provas de triatlo, informou o Comité Olímpico de Portugal (COP).
De acordo com o COP, Vasco Vilaça tem sintomas mais agudos do que Melanie Santos, embora ambos estejam estáveis. "O Comité Olímpico de Portugal (COP) informa, através da sua Direção de Medicina Desportiva, que o atleta Vasco Vilaça desenvolveu, nas últimas horas, sintomas compatíveis com infeção gastrointestinal no decorrer da sua estadia nos Jogos Olímpicos Paris'2024", referiu o COP.
O organismo informa ainda que "o quadro clínico é estável e todas as medidas estão a ser tomadas por parte da equipa de saúde COP, para a monitorização e prover, na Aldeia Olímpica, o tratamento conservador devido ao atleta". "Durante os últimos dias, também a atleta Melanie Santos desenvolveu sintomatologia idêntica, mas de forma menos aguda", adiantou o COP, que "está atento e a proporcionar os melhores cuidados de saúde aos seus atletas".
Segundo o COP, "a World Triathlon, federação internacional da modalidade, garantiu, nos dias de competição de triatlo, que a avaliação da qualidade da água cumpria com os regulamentos definidos". "Não obstante o cumprimento dos limites de segurança exigidos, a presença de alguns dos parâmetros avaliados comporta um risco de infeção neste contexto ambiental", concluiu o COP.
A qualidade da água do Rio Sena obrigou ao cancelamento dos treinos de ambientação do segmento de natação do triatlo, com a prova masculina a ser adiada um dia.
Vasco Vilaça fez parte da estafeta e competiu individualmenteReuters
12:1307.08.2024
Hóquei em campo: jogador australiano detido ao tentar comprar cocaína em Paris
O australiano Thomas Craig, da equipa australiana de hóquei em campo, foi preso na noite de ontem nas ruas de Paris, quando tentava comprar cocaína. A informação foi inicialmente adiantada pelo 'Daily Telegraph' e posteriormente confirmada pelas autoridades - à emissora 7NEWS -, que dão conta da apreensão do australiano, com uma grama de cocaína em sua posse e ainda de um outro homem, que no caso tinha 75 comprimidos de ecstasy.
Esta situação surge poucos dias depois do afastamento dos australianos do torneio masculino de hóquei em campo, onde os Kookaburras tentavam melhorar ou repetir a medalha de prata conseguida há três anos em Tóquio. Quanto a Craig, tem mais de 100 internacionalizações e fez precisamente parte dessa equipa nos Jogos de 2020.
Insólito: público estava a gritar por Léon Marchand. LeBron pensou que era para si
Os instantes finais do Brasil-Estados Unidos de basquetebol ficaram marcados por um momento insólito. A 3 minutos do final, as câmaras apanharam e focaram o nadador Léon Marchand, uma das maiores figuras destes Jogos, com cinco medalhas, quatro delas de ouro. De imediato o público reagiu e começou a cantar "Léon, Léon". Ora, no banco dos americanos estava LeBron James, que naquele momento pensou que era para si e... agradeceu.
Instantes depois, para resolver o mal entendido, o público alterou o cântico para... Léon Marchand! Assim não havia dúvidas!
Crowd started cheering and LeBron thought it was for him, but it was for gold medal french swimmer Léon Marchand in the crowd pic.twitter.com/Z0e5lHMrQ0
Crowd started cheering and LeBron thought it was for him, but it was for gold medal french swimmer Léon Marchand in the crowd pic.twitter.com/Z0e5lHMrQ0
Thomas Augusto, o português presente na prova de Park, entra em ação na terceira ronda de qualificação.
Reuters
11:2707.08.2024
Atletismo: vítimas de queda vão à final
A final dos 5.000 metros vai ter 20 atletas, ao invés dos habituais 16. É que a organização decidiu seguir o procedimento habitual nestas situações e atribuiu a qualificação aos quatro atletas que foram prejudicados pela queda na primeira série. Assim, Dominic Lokinyomo Lobalu, George Mills, Mike Foppen e Thierry Ndikumwenayo estão na decisão. Lobalu, suíço que compete pela equipa de refugiados, afinal, esteve também envolvido na queda, daí ter acabado longe da frente. A final corre-se no sábado.
Francesa bateu recorde europeu e depois... pediu namorado em casamento
A francesa Alice Finot fez ontem história, ao tornar-se na primeira europeia a baixar dos 9 minutos nos 3.000 metros obstáculos. Bateu o recorde francês e o europeu, claro, e depois da prova tinha mais uma cartada bem guardada. Aproximou-se do seu namorado, que estava na bancada, e ali, perante 70 mil pessoas, pediu-o em casamento!
Alice Finot en los 3000 con obstáculos quedó en cuarto puesto, récord de Europa y pidió la mano de su novio pic.twitter.com/jOB65AXs8v
Alice Finot en los 3000 con obstáculos quedó en cuarto puesto, récord de Europa y pidió la mano de su novio pic.twitter.com/jOB65AXs8v
Atletismo: definidos finalistas do salto em altura
Apesar dos sustos, o qatari Mutaz Essa Barshim e o italiano Gianmarco Tamberi avançam para a final do salto em altura. O qatari superou os 2.27 e o italiano os 2.24. A marca de qualificação era 2.29, mas ninguém lá chegou. A final está marcada para a noite de sábado.
Atletismo: o que faz um cameraman no meio da pista durante os 5.000 metros?
Afinal a segunda série dos 5.000 metros teve uma pequena incidência. Numa altura em que o pelotão fazia a curva, um cameraman surgiu na pista 2 e, como se nada fosse, continuou a andar. Os atletas que por ali passavam, a um ritmo já considerável, tiveram de fazer um desvio...
Atletismo: Jakob Ingebrigtsen domina 2.ª série dos 5.000 metros
Pouco mais de 12 horas depois de ter sido 4.º numa frenética final dos 1.500 metros, Jakob Ingebrigtsen voltou à pista para vencer a sua série das meias-finais dos 5.000 metros em 13:51.59 minutos, com um último quilómetro em 2:24 e uma última volta em 54 segundos. Não houve grandes incidências nesta série, com exceção de uma queda que tirou o norte-americano Abdihamid Nur da prova. O francês Yann Schrubm, em 11.º, com 13:53.27, fica de fora.
Reuters
10:4407.08.2024
Atletismo: Mutaz Barsham lesiona-se e Gianmarco Tamberi dá grande exemplo de fair play
Que manhã! Mais um momento dramático no atletismo, com o campeão olímpico do salto em altura, o qatari Mutaz Barsham, a lesionar-se numa das suas tentativas a 2.24 metros. Agarrou-se de imediato ao gémeo e, nesse momento, aconteceu algo que todos gostamos de ver: um rival a tentar ajudar o outro. No caso o italiano Gianmarco Tamberi, que rapidamente se apressou a tentar perceber o que se passava com Barsham.
Andebol: Espanha garante 'meias' após batalha com o Egito
A Espanha acaba de apurar-se para as meias-finais do torneio masculino de andebol, ao derrotar o Egito no primeiro jogo do dia, que teve emoção até ao último instante. Os espanhóis ganharam por 29-28 - após prolongamento -, mas a um minuto do final do tempo regulamentar estavam a perder. Valeu aí o golo salvador de Ian Tarrafeta, a 31 segundos do final, que fixou o 25-25 e forçou o prolongamento.
No tempo, houve golos de parte a parte, até Aleix Gomez, a 25 segundos do final, fez o tento decisivo, para fixar o 29-28 final.
Mohamed Aly, guarda-redes do Sporting, esteve a tempo inteiro na baliza egípcia, com 12 defesas a 38 disparos, com eficácia de 32%.
Reuters
Pub
10:3507.08.2024
Luana Alonso em nova polémica: «Quero representar os EUA, não me dá gosto competir pelo Paraguai»
Luana Alonso continua a envolver-se em polémicas atrás de polémicas. Após ter sido alegadamente expulsa da Aldeia Olímpica a pedido do Comité Olímpico do Paraguai, a jovem nadadora de apenas 20 anos voltou a prestar declarações polémicas na sequência do seu afastamento. Agora, através de um direto feito na sua página oficial do Instagram, a atleta, que havia anunciado a sua retirada da natação, assumiu que gostava de representar os Estados Unidos: "Quero mais representar os Estados Unidos", atirou a nadadora que vive no Texas.
Atletismo: queda provoca caos no final da primeira eliminatória dos 5.000 metros
Mais drama? Agora no atletismo! Três atletas caem nos últimos metros da primeira eliminatória dos 5.000 metros (George Milles, Mike Foppen, Thierry Ndikumwenayo) e ficam fora dos 8 primeiros, que avançam para a final. Hugo Hay, o francês que 'provocou' tudo, consegue acabar e em 7.º.
É possível que haja algum tipo de decisão para colocá-los na final por ter sido um incidente a ditar este resultado, mas ainda é uma incógnita.
Quem fica de fora é o francês Jimmy Gressier, o recordista nacional e um dos melhores da Europa, tal como o suíço Dominic Lobalu, aqui a competir pela equipa de refugiados, que foi 15.º. E também Mohammed Ahmed, prata em Tóquio'2020, que sofreu também uma queda nas voltas anteriores.
Luta: indiana desclassificada antes da final por falhar peso
Uma notícia algo dramática aquela que nos chega do torneio de luta. A indiana Vinesh Phogat, que ontem se apurou para a final de luta livre 50kg, ao derrotar a cubana Yusneylis Guzman López, foi esta manhã desclassificada, por ter falhado o peso na pesagem matinal (por "algumas gramas", segundo o comité indiano). Desta forma, Guzman López avança para a final e defrontará mais logo a norte-americana Sarah Hildebrandt.
It is with regret that the Indian contingent shares news of the disqualification of Vinesh Phogat from the Women’s Wrestling 50kg class. Despite the best efforts by the team through the night, she weighed in a few grams over 50kg this morning. No further comments will be made…
It is with regret that the Indian contingent shares news of the disqualification of Vinesh Phogat from the Women’s Wrestling 50kg class. Despite the best efforts by the team through the night, she weighed in a few grams over 50kg this morning. No further comments will be made…
Já se disputa a ação no programa matinal no atletismo, com o maior destaque a residir no salto em altura, com o italiano Gianmarco Tamberi presente. Campeão olímpico de Tóquio, em igualdade com Mutaz Barsham, o italiano tem tido semanas recentes complicadas e há 3 dias estava hospitalizado. Hoje de manhã está no Stade de France e já superou duas fasquias, aos 2.15 e 2.20. O apuramento direto está fixado nos 2.29.
Reuters
Pub
09:5707.08.2024
Fernando Pimenta agradece apoio que recebeu: «Fizeram-me chorar antes da prova»
"Queria passar diretamente, para não fazer outra prova. Tinha ali dois atletas com quem nunca competi, o neutro e o americano, que foi campeão mundial Sub-23 há 15 dias. No início estava ansioso por isso, mas tentei desfrutar ao máximo. Quero agradecer a energia aos portugueses, que me fizeram chorar antes da prova. Foi muito emocionante. Estava ali a uns segundos de largar e começaram a gritar Portugal e Pimenta. Vieram-me as lágrimas aos olhos... Mas depois fui tentar focar ao máximo na minha prova"
Condições da pista
"É uma pista com condições para ser rápida. Não sei o tempo que fiz, mas a pista é bastante rápida. Ainda assim, cria instalidade, senti isso, mas acabei por conseguir fazer uma boa prova e gestão. Agora é descansar, fazer mais uns treinos de adaptação para conseguir no sábado fazer uma boa meia final e lutar pela final"
Tempo feito, 3:29
"Tempo razoável, não é mau"
Sente o peso da responsabilidade?
"Peso não sinto, muito sinceramente. Sinto uma energia bastante positiva dos portugueses. Uma onda bastante forte. Todos falam de medalhas e na terceira, de ouros, mas nós estamos aqui com um nível muito alto no K1 1000. Há atletas novos, a arriscar mais um pouco, não têm nada a perder. Os que têm currículo têm. O objetivo é dar o meu melhor. Não faço promessas. A única promessa que fiz foi amor eterno à minha mulher. Aos portugueses, faço o que tenho vindo a fazer: dar o meu melhor e dar o máximo pelos portugueses. Claro que quero dar um bom resultado aos portugueses".
Reuters
09:4507.08.2024
Canoagem: Fernando Pimenta domina série e garante apuramento direto para as 'meias' de K1 1000
Sem surpresas, Fernando Pimenta avança diretamente para as meias-finais do K1 1000, ao vencer a sua série das eliminatórias em 3:29.76 minutos, à frente do 'neutro' Uladzislau Kravets, que fez 3:32.07.
Esperemos agora que Fernando Pimenta tenha melhor sorte. O medalha de bronze de Tóquio'2020 entra já em cena na primeira série dos K1 1000, onde terá a missão de ser um dos 2 primeiros para se apurar diretamente para as 'meias'.
Pub
09:2907.08.2024
Atletismo: Espanha conquista ouro na inédita estafeta mista de marcha
Com Álvaro Martín e Maria Pérez, a Espanha conquistou o primeiro título olímpico de sempre da estafeta mista de marcha. Os espanhóis fecham a sua prova em 2:50:31 horas, com vantagem de 51 segundos para o Equador e 1:07 para a Austrália.
Reuters
09:2907.08.2024
Canoagem: Teresa Portela falha apuramento direto para as 'meias' do K1 500 por 1 décimo de segundo
Por um décimo de segundo! Teresa Portela acaba de falhar o apuramento direto para as meias-finais do K1 500 por uma unha negra, ao ser batida no sprint final pela dinamarquesa Emma Aastrand Jorgensen, que juntamente com a húngara Tamara Csipes segue diretamente para a ronda seguinte.
A portuguesa entra em cena no K1 500. Na sexta série das eliminatórias. Apuram-se para as meias-finais as duas primeiras e as restantes seguem para os quartos de final.
Pub
09:2007.08.2024
Jenni Hermoso após derrota com o Brasil: «Sofremos 4 golos de uma equipa que não joga futebol»
"Sofremos quatro golos de uma equipa que, para mim, não joga futebol. Mas no final de contas o que conta são os golos". Foi assim, de forma brutal, que Jenni Hermoso reagiu a quente à eliminação espanhola diante do Brasil nas meias-finais do torneio olímpico feminino de futebol. Palavras fortes, no calor do momento, que rapidamente levaram a reações vindas do Brasil.
Se há momento em que as palavras são escusadas é este. As imagens falarão sempre mais porque, de facto, a situação é bizarra.
Durante a transmissão do duelo entre Estados Unidos e Alemanha dos Jogos Olímpicos, a emissão cortou para imagens de Thomas Müller a brincar com um cavalo durante uns segundos e voltou depois à ação do torneio olímpico. Alguém se enganou na régie...
O primeiro evento de medalhas do dia está quase a terminar. Trata-se da estafeta mista de marcha, uma novidade no programa que, até ver, até está a ser um sucesso. Vai na frente a Espanha com 3 segundos de avanço para a Espanah e 47 para a Itália, isto já dentro do derradeiro segmento. A distância desta estafeta são os 42.195 quilómetros da maratona.
Bom dia! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento de mais um dia nos Jogos Olímpicos Paris'2024. Um dia importante para Portugal, pois marca a entrada em cena de Fernando Pimenta e Pedro Pichardo, duas das maiores esperanças lusas para a obtenção de medalhas. Fique por aí para ficar a par de tudo.
07.08.2024
Os portugueses, as medalhas e as figuras: foi assim o dia 12 dos Jogos Olímpicos
Para poder guardar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.