«É um dia da vergonha»: Polónia indignada com recomendação do COI

Ministro dos Negócios Estrangeiros deixou dura mensagem

Piotr Wawrzyk, ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia
Piotr Wawrzyk, ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia apelidou esta terça-feira de "dia da vergonha", após a recomendação do Comité Olímpico Internacional (COI) de participação de atletas russos e bielorrussos nas competições internacionais, a título individual.

"Que é que de positivo aconteceu do lado da Rússia para que os seus desportistas participem em competições internacionais? Desde Bucha, Irpin, Gostomel? Desde o bombardeamento diário de locais com civis. É um dia da vergonha para o COI", escreveu Piotr Wawrzyk na rede social Twitter.

O COI recomendou a participação a título individual de desportistas russos e bielorrussos nas competições internacionais, sob bandeira neutra, adiando para mais tarde uma decisão sobre a participação nos Jogos Olímpicos Paris'2024.

Esta opinião junta-se à da Alemanha, que já se posicionou contra o que diz ser "uma bofetada aos atletas ucranianos" por parte do organismo de cúpula do movimento olímpico.

Na segunda-feira, Polónia, Ucrânia, Lituânia, Letónia e Estónia emitiram um comunicado conjunto que reitera não haver "uma única razão" para não manter o regime de exclusão de atletas russos e bielorrussos que o COI implementou há cerca de um ano.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Paris'2024
Notícias
Notícias Mais Vistas