Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Keely Hodgkinson tornou-se na primeira britânica a terminar em 1º lugar nos 800m desde Atenas'2004
Keely Hodgkinson conquistou esta segunda-feira a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos ao terminar em primeiro lugar na prova dos 800 metros. A atleta britânica, de 22 anos, que já havia levado a prata em Tóquio’2020, revelou que esteve perto de deixar o atletismo durante a adolescência depois de ter ficado sem conseguir andar, após uma operação de retirada de um tumor.
"[O tumor] Estava a esmagar os meus ossos do ouvido e a tocar na minha espinha, por isso ou era tirá-lo ou deixá-lo. Se deixasse e ele crescesse poderia atingir a espinha e acabar com paralisia cerebral. Para uma jovem de 13 anos era algo assustador de pensar", revelou Keely, no podcast High Perfomance.
A operação seguiu em frente, mas como o tumor estava perto do cérebro ficou sem conseguir andar e sem 95% da audição de um ouvido, durante algum tempo. "Estive três meses sem fazer qualquer tipo de movimento, como saltar, mover a cabeça. E isto sendo eu tão jovem."
Keely que ainda antes da operação já havia pensado em desistir do atletismo, admitiu que o regresso após a operação "foi muito difícil" e que só o fez por "diversão", acabando depois por continuar a praticar. "De repente o meu lado competitivo entrou em ação."
Dois anos depois venceu o primeiro campeonato nacional, com 15 anos, e na época seguinte disputou, pela primeira vez, um torneio internacional, os Europeus sub-18, onde viria a acabar também por conquistar o primeiro lugar.
Ainda assim os problemas continuaram. Após Tóquio’2020, onde conquistou a medalha de prata nos 800 metros, Keely passou por uma depressão, depois do êxtase dos Jogos Olímpicos terem terminado e de ter regressado à normalidade sem o caos de uma competição internacional. Contudo, voltou a ultrapassar mais um desafio na vida e nos dois campeonatos do mundo seguintes terminou em segundo lugar, conquistando, novamente, a prata, com o sonho de levar o ouro de Paris’2024.
Tal feito aconteceu nesta segunda-feira com Keely a tornar-se na primeira mulher britânica a conquistar o ouro olímpico na corrida dos 800 metros, desde Kelly Holmes em Atenas'2004, ao bater Tsige Dugma, da Etiópia, e Mary Moraa, do Quénia, com a marca de 1:56.72 minutos.
Prova de exercícios no solo em Paris'2024 no centro da polémica
Tribunal de Contas destaca "a ausência de derrapagens"
Pugilista uzbeque foi notificado sobre um "teste analítico adverso para metabólitos de metasterona"
Metais passarão por "processo de manufatura e aplicação de verniz protetor" para "garantir maior resistência"
Casa do Benfica vista como uma forte alternativa ao Estádio Lusail, no Qatar
Dariusz Wójcik deu a sua versão dos factos sobre episódio com o treinador português
Avança o empresário
Amanda Farias publicou 'story' no Instagram