Rússia bateu a Noruega por 38-37 após prolongamento
A Rússia, que bateu a bicampeã Noruega, e a França vão discutir a medalha de ouro no torneio de andebol feminino dos Jogos Olímpicos Rio'2016, após umas meias-finais renhidas e vencidas por apenas um golo.
Num jogo de constantes alterações no comando do marcador, e que foi a prolongamento após o 31-31 no tempo regulamentar, a Rússia bateu a Noruega por 38-37 e travou as nórdicas na sua caminhada para um 'tri' olímpico, que lhes permitira igualar a Dinamarca.
No fim do tempo regulamentar, as campeãs olímpicas e mundiais empataram nos 18 segundos disponíveis após o livre de sete metros que tinha colocado as russas a vencer por 31-30, mas no prolongamento não aconteceu o mesmo. Com 10 segundos para responder à vantagem conseguida pela Rússia, a experiente ponta esquerda Camilla Herrem fez um chapéu que saiu rente ao poste.
A Rússia vingou assim a final perdida em Pequim'2008 e vai enfrentar a França, que se impôs à Holanda por 24-23. A seleção francesa esteve quase sempre na frente, chegou a liderar por quatro, mas a três segundos do fim viu o poste negar o empate a Lois Abbingh.
As gaulesas apenas por uma vez disputaram as meias-finais olímpicas, tendo sido quartas em Atenas2004, enquanto as holandesas nunca chegaram a esta fase da competição.
A final entre a Rússia e a França disputa-se sábado às 19H30, horas de Lisboa, quatro horas após a disputa do bronze entre a Noruega e a Holanda.
A Rússia integrava a União Soviética que conquistou os dois primeiros títulos olímpicos, em 1976 e 1980.
Encarnados recebem os dinamarqueses do Kristianstad, a equipa teoricamente mais fraca do Grupo A da Liga Europeia
Já o Benfica controlou frente ao Póvoa AC (31-28) antes da receção aos alemães do Flensburg e segue a um ponto do topo, e o FC Porto (3º) não sentiu dificuldades para sair vitorioso de Viseu (39-25).
Na Luz, o campeão do troféu foi superior desde o início, apresentando defesa bem calibrada e um ataque que aproveitou os erros do bicampeão eslovaco.
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua