Ana Cabecinha em sexto nos 20 km marcha

Liu Hong venceu a prova, superando em autêntico sprint a mexicana María Guadalupe González

- Ana Cabecinha volta a fazer uns Jogos Olímpicos dentro do top-10, conseguindo agora a sua melhor performance, depois dos oitavos lugares de Pequim'2008 e Londres'2012. Para Inês Henriques é também a melhor participação de sempre, depois do 25.º de Atenas'2004 e o 15.º de Londres'2012.

---------------------------------

- Daniela Cardoso fecha a sua prova em 37.º, com 1:36.13 horas, na sua estreia em Jogos Olímpicos.

- Cruza também a meta Inês Henriques, com um positivo 12.º posto, a 2.53 minutos da frente da prova.

- Acaba Ana Cabecinha! A portuguesa fecha em sexto, a 48 segundos da frente. Excelente resultado para a atleta do Clube Oriental de Pechão, que assim garante diploma olímpico.

- Liu Hong vence a prova, superando em autêntico sprint a mexicana María Guadalupe González. Em terceiro finaliza Lü Xiuzhi, completando assim um pódio com duas chinesas.

- Aos 18 quilómetros, Ana Cabecinha passa em sétimo, a 13 segundos do trio da frente. Faltam dois quilómetros!

- Forma-se um trio poderosíssimo na frente, com Lü Xiuzhi, María Guadalupe González e Liu Hong. Ana Cabecinha cai para sétimo.

- Passagem aos 16 quilómetros, com Ana Cabecinha em sexto, a 3 segundos da frente, onde agora comanda Qieyang Shenjie. Inês Henriques sobe ao 11.º lugar.

- Lü Xiuzhi, na frente, vê a sua primeira advertência, num momento em que Ana Cabecinha parece estar a tentar recolar na frente.

- Érica de Sena é advertida pela segunda vez, brasileira que agora segue num segundo grupo com Ana Cabecinha. A portuguesa parece de novo perder o contacto.

- Ana Cabecinha volta ao topo da corrida, agora num grupo de sete marchadoras. A portuguesa passa aos 14 quilómetros na frente, num grupo no qual Érica de Sena tem uma advertência. Inês Henriques segue na 12.ª posição, a 31 segundos da frente da prova.

- O grupo da frente 'perde' uma atleta! Eleonora Giorgi vê a quarta advertência e é desqualificada. Ana Cabecinha sobe ao sétimo posto.

- Ana Cabecinha perde o contacto com o grupo da frente, que agora conta com seis marchadoras. Quanto à atleta do Clube Oriental de Pechão, lidera agora um grupo secundário. À passagem dos 12 quilómetros, a portuguesa é 8.ª, a 4 segundos da frente, onde a chinesa Lü Xiuzhi comanda. Já Inês Henriques, segue no top-15, agora em 12.ª, mas a 12 segundos.

- Chegamos a meio da corrida, com um tempo de 45.24 para a líder, a chinesa Liu Hong. A atleta asiática comanda um grupo que continua a ser de quinze marchadoras, ainda com as portuguesas Ana Cabecinha (7.ª) e Inês Henriques (12.ª) bem colocadas.

- À passagem do oitavo quilómetro já se define um grupo mais restrito na frente, com 15 atletas, entre as quais as portuguesas Ana Cabecinha (10.ª) e Inês Henriques (13.ª). Oito quilómetros feitos em 36.25 minutos para a primeira neste ponto, novamente a mexicana María Guadalupe González.

- Aos seis quilómetros, com 28 minutos de prova, Ana Cabecinha volta a assumir o 'comando' da comitiva nacional, agora no 11.º lugar, a 2 segundos da frente, onde agora está a chinesa Lü Xiuzhi. Quanto a Inês Henriques, é 15.ª, a 3 segundos. Daniela Cardoso volta a trepar na tabela: agora é 61.ª.

- Aos quatro quilómetros, Inês Henriques (10.ª) e Ana Cabecinha (14.ª) seguem no grupo da frente. Daniela Cardoso ascendeu a 65.º. Na frente está a mexicana María Guadalupe González.

- Passagem aos dois quilómetros com Ana Cabecinha em décimo, Inês Henriques em 14.º e Daniela Cardoso em 67.º. As duas primeiras portuguesas seguem no grupo da frente.

18.31 - Começa a prova no Pontal!



18.31 - Começa a prova no Pontal!

- Já Daniela Cardoso, em estreia nos Jogos Olímpicos, espera "bater o recorde pessoal".

- Já Inês Henriques, que vai também participar nos seus terceiros Jogos Olímpicos, aponta a um lugar "no top 10", depois de ser 15ª em Londres, há quatro anos, e 25ª em Atenas’2004. "A minha preparação correu muito bem, foi a que correu melhor nos últimos anos", garante.

- "Melhorar é sempre possível, porque nestes últimos quatro anos entrei sempre em top 10, top 8, em Mundiais e Europeus. O objetivo é melhorar os dois oitavos lugares das últimas duas edições dos Jogos. Todas as minhas baterias passam por aí". Foi assim que Ana Cabecinha, a grande esperança lusa, abordou a prova desta tarde.

- A título de curiosidade, aqui ficam os números do trio português: Inês Henriques é a número 63, Ana Cabecinha a 61 e Daniela Cardoso a 62.

- Com aspiração de fazer um resultado histórico, o trio português composto por Ana Cabecinha, Inês Henriques e Daniela Cardoso compete ao final desta tarde (início de tarde no Brasil) na prova de 20 quilómetros marcha.

 

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Atletismo
Notícias
Notícias Mais Vistas