Liu Hong venceu a prova, superando em autêntico sprint a mexicana María Guadalupe González
- Ana Cabecinha volta a fazer uns Jogos Olímpicos dentro do top-10, conseguindo agora a sua melhor performance, depois dos oitavos lugares de Pequim'2008 e Londres'2012. Para Inês Henriques é também a melhor participação de sempre, depois do 25.º de Atenas'2004 e o 15.º de Londres'2012.
---------------------------------
- Daniela Cardoso fecha a sua prova em 37.º, com 1:36.13 horas, na sua estreia em Jogos Olímpicos.
- Cruza também a meta Inês Henriques, com um positivo 12.º posto, a 2.53 minutos da frente da prova.
- Acaba Ana Cabecinha! A portuguesa fecha em sexto, a 48 segundos da frente. Excelente resultado para a atleta do Clube Oriental de Pechão, que assim garante diploma olímpico.
- Liu Hong vence a prova, superando em autêntico sprint a mexicana María Guadalupe González. Em terceiro finaliza Lü Xiuzhi, completando assim um pódio com duas chinesas.
- Aos 18 quilómetros, Ana Cabecinha passa em sétimo, a 13 segundos do trio da frente. Faltam dois quilómetros!
- Forma-se um trio poderosíssimo na frente, com Lü Xiuzhi, María Guadalupe González e Liu Hong. Ana Cabecinha cai para sétimo.
- Passagem aos 16 quilómetros, com Ana Cabecinha em sexto, a 3 segundos da frente, onde agora comanda Qieyang Shenjie. Inês Henriques sobe ao 11.º lugar.
- Lü Xiuzhi, na frente, vê a sua primeira advertência, num momento em que Ana Cabecinha parece estar a tentar recolar na frente.
- Érica de Sena é advertida pela segunda vez, brasileira que agora segue num segundo grupo com Ana Cabecinha. A portuguesa parece de novo perder o contacto.
- Ana Cabecinha volta ao topo da corrida, agora num grupo de sete marchadoras. A portuguesa passa aos 14 quilómetros na frente, num grupo no qual Érica de Sena tem uma advertência. Inês Henriques segue na 12.ª posição, a 31 segundos da frente da prova.
- O grupo da frente 'perde' uma atleta! Eleonora Giorgi vê a quarta advertência e é desqualificada. Ana Cabecinha sobe ao sétimo posto.
- Ana Cabecinha perde o contacto com o grupo da frente, que agora conta com seis marchadoras. Quanto à atleta do Clube Oriental de Pechão, lidera agora um grupo secundário. À passagem dos 12 quilómetros, a portuguesa é 8.ª, a 4 segundos da frente, onde a chinesa Lü Xiuzhi comanda. Já Inês Henriques, segue no top-15, agora em 12.ª, mas a 12 segundos.
- Chegamos a meio da corrida, com um tempo de 45.24 para a líder, a chinesa Liu Hong. A atleta asiática comanda um grupo que continua a ser de quinze marchadoras, ainda com as portuguesas Ana Cabecinha (7.ª) e Inês Henriques (12.ª) bem colocadas.
- À passagem do oitavo quilómetro já se define um grupo mais restrito na frente, com 15 atletas, entre as quais as portuguesas Ana Cabecinha (10.ª) e Inês Henriques (13.ª). Oito quilómetros feitos em 36.25 minutos para a primeira neste ponto, novamente a mexicana María Guadalupe González.
- Aos seis quilómetros, com 28 minutos de prova, Ana Cabecinha volta a assumir o 'comando' da comitiva nacional, agora no 11.º lugar, a 2 segundos da frente, onde agora está a chinesa Lü Xiuzhi. Quanto a Inês Henriques, é 15.ª, a 3 segundos. Daniela Cardoso volta a trepar na tabela: agora é 61.ª.
- Aos quatro quilómetros, Inês Henriques (10.ª) e Ana Cabecinha (14.ª) seguem no grupo da frente. Daniela Cardoso ascendeu a 65.º. Na frente está a mexicana María Guadalupe González.
- Passagem aos dois quilómetros com Ana Cabecinha em décimo, Inês Henriques em 14.º e Daniela Cardoso em 67.º. As duas primeiras portuguesas seguem no grupo da frente. 18.31 - Começa a prova no Pontal!
18.31 - Começa a prova no Pontal!
- Já Daniela Cardoso, em estreia nos Jogos Olímpicos, espera "bater o recorde pessoal".
- Já Inês Henriques, que vai também participar nos seus terceiros Jogos Olímpicos, aponta a um lugar "no top 10", depois de ser 15ª em Londres, há quatro anos, e 25ª em Atenas’2004. "A minha preparação correu muito bem, foi a que correu melhor nos últimos anos", garante.
- "Melhorar é sempre possível, porque nestes últimos quatro anos entrei sempre em top 10, top 8, em Mundiais e Europeus. O objetivo é melhorar os dois oitavos lugares das últimas duas edições dos Jogos. Todas as minhas baterias passam por aí". Foi assim que Ana Cabecinha, a grande esperança lusa, abordou a prova desta tarde.
- A título de curiosidade, aqui ficam os números do trio português: Inês Henriques é a número 63, Ana Cabecinha a 61 e Daniela Cardoso a 62.
- Com aspiração de fazer um resultado histórico, o trio português composto por Ana Cabecinha, Inês Henriques e Daniela Cardoso compete ao final desta tarde (início de tarde no Brasil) na prova de 20 quilómetros marcha.
Os dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Triplista tem estado ausente das provas por lesão
O nosso jornal sabe que o luso-cubano já se reuniu com a direção presidida por Frederico Varandas, faltando apenas alguns detalhes para a conversa passar de vez para o papel. O vínculo com os leões será até aos Jogos Olímpicos de Los Angeles’2028.
O recorde mundial mais antigo entre ar livre e indoor cumpriu no dia 19 deste mês 46 (!) de existência.
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos