Caso apure até final de julho, um atleta no slalom...
A canoagem portuguesa poderá ter nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro um recorde de oito participações, caso apure até final de julho um atleta no slalom, disse esta quinta-feira o presidente da federação da modalidade.
"Temos sete atletas de velocidade [cinco masculinos e dois femininos] apurados para os Jogos Olímpicos e podemos apurar até final de Julho um atleta [José Carvalho] no slalom. A confirmar-se, será um recorde de participações", disse hoje Victor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, na conferência de imprensa de apresentação da III Taça do Mundo de Velocidade que decorre em Montemor-o-Velho de sexta-feira a domingo.
Victor Félix disse ainda que a eventual participação olímpica de José Carvalho "aguarda libertação de uma vaga inglesa", numa especialidade em que o nosso país esteve representado em Atlanta (1996) e Sidney (2000).
Os vice-campeões olímpicos Fernando Pimenta e Emanuel Silva lideram uma seleção de 27 canoístas, seniores e sub-23, masculinos e femininos, que vão disputar a III Taça do Mundo em Montemor-o-Velho.
Os medalhados de prata em Londres'2012, em K2 1000, são os canoístas em destaque na seleção que integra ainda João Ribeiro, David Fernandes, Hélder Silva, Teresa Portela e Francisca Laia, também apurados para o Rio2016.
Em termos internacionais, destaque para a participação dos campeões olímpicos Adam Van Koeverden, do Canadá, Lisa Carrington, da Nova Zelândia, e Kenny Wallace, da Austrália.
A prova, que recebe também vários campeões da Europa e do mundo, vai juntar 410 canoístas de 27 países.
Na apresentação desta quinta-feira, o autarca de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, assinalou a "excelente parceria e entendimento" daquele município do Baixo Mondego com a Federação Portuguesa de Canoagem e apelou aos atletas nacionais a que "sejam campeões" no centro náutico local.
"Os resultados que aqui obterem, também são de Montemor-o-Velho", frisou Emílio Torrão.
Não ganhou nenhum ouro, mas superou o feito dos nadadores Cesar Cielo e Gustavo Borges.
Só faltou a medalha
Comenta final de K1 100 metros
"Só temos de estar de consciência tranquila, mais não podíamos fazer", diz
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua