Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Uchimura venceu a prova individual de All-Around em todas as grandes competições desde Pequim’2008
Seguir Autor:
"Não posso ser comparado com Phelps e Bolt porque todos os conhecem. Ninguém sabe quem é o Kohei..." As palavras são de Kohei Uchimura. O nome não lhe diz nada? Trata-se de um autêntico fenómeno da ginástica artística. Sempre tímido e sem querer dar nas vistas – só o faz quando está a competir... –, Uchimura venceu a prova individual de All-Around em todas as grandes competições desde Pequim’2008. Com uma prova por ano, incluindo os Jogos em Londres e, agora, no Rio, Kohei completou dois ciclos olímpicos perfeitos: nunca um ginasta havia conseguido completar um único sequer. E, daqui a quatro anos, Tóquio será o palco.
Desta feita, foi dramático. Parecia mesmo que o superatleta, de 27 anos, ia ser derrotado pela inspiração do ucraniano Oleg Vernaiev. O ginasta de Leste esteve na frente durante toda a prova, mas viu Uchimura tirar um coelho da cartola quando brilhou na barra fixa, a sua especialidade. Vernaiev tentou responder, mas ficou a 0,099 pontos, a diferença mais curta desde Pequim’2008. Mas o ucraniano continuava de sorriso rasgado no rosto. Só isso mostra o poderio de Kohei. "Deixei-o nervoso! Está de parabéns, é o rei da ginástica. É como se fosse o nosso Michael Phelps. Fiz tudo o que podia, ele é uma lenda para nós", atirou Vernaiev.
Tudo começou na garagem
Não é surpresa que o percurso de Uchimura na ginástica tenha começado bem cedo, logo aos 3 anos. Qual tradição de família, o pequeno Kohei deu os primeiros passos na garagem. Para visualizar melhor todos os movimentos, usava um peluche da pantera cor de rosa para fazer testes e, imagine-se, a pantera ainda vai na sua mala para todas as provas.
Orgulhoso por ser comparado a um robô devido aos momentos mais precisos, Uchimura prima pela disciplina em tudo... menos na alimentação. É verdade, não está a ler mal. Conta quem sabe que um chocolate chamado Black Thunder nunca pode faltar e que vegetais... nem vê-los! Ao que parece, Kohei está a esforçar-se para incluir legumes na dieta, mas não é pela falta deles que deixa de arrasar toda a concorrência.
E mesmo a treinar horas a fio por dia, o japonês, que vai disputar a final de solo amanhã, arranja tempo para jogar... Pokémon Go. Aliás, Uchimura não reparou que tinha o roaming ativo e recebeu uma conta de... 4.500 euros. Um fenómeno em toda a linha.
Gustavo rendido à simplicidade
Mesmo que uma lesão tenha impedido Gustavo Simões de competir, o ginasta português está no Rio e não esconde a admiração por Uchimura. "Apesar de fazer coisas difíceis, torna-as fáceis. É tudo muito correto e deve ser dos atletas que tem menos descontos em todos os aparelhos. É isso que o destaca. Não há dúvidas de que é o melhor de sempre", contou-nos o português, de 26 anos, que confessa não conhecer bem bem o nipónico: "Ele nem fala inglês. É frio, mas parece estar a ficar um bocadinho mais descontraído com o tempo! Mostrou isso desta vez, estava todo sorridente."
Certo é que já houve um português a ficar à frente de Uchimura. Trata-se de Luís Araújo, que conseguiu melhor pontuação nas Universíadas, em 2007, nos saltos de cavalo.
Já em recuperação e com regresso previsto para dezembro
Danell Leyva ficou com a prata, Nile Wilson completou o pódio com o bronze.
Biles igualou assim o recorde de títulos numa só edição dos Jogos
Verniaiev, medalha de prata no concurso completo, somou 16.041 pontos
Casa do Benfica vista como uma forte alternativa ao Estádio Lusail, no Qatar
Dariusz Wójcik deu a sua versão dos factos sobre episódio com o treinador português
Avança o empresário
Amanda Farias publicou 'story' no Instagram