"Decidi que a minha saúde e a da minha família estão acima de tudo"
O golfista norte-irlandês Rory McIlroy, atual quarto classificado do ranking mundial, anunciou esta quarta-feira que abdica de participar no torneio olímpico dos Jogos Rio'2016, alegando os perigos do vírus Zika.
"Depois de ter falado com algumas pessoas, decidi que a minha saúde e a da minha família estão acima de tudo", afirmou McIlroy, num comunicado divulgado hoje, admitindo não querer correr riscos, apesar de saber "que o risco de infeção é baixo".
O golfista, de 27 anos, mostra-se convicto de que o povo irlandês irá compreender a sua decisão e agradece o apoio que recebe em cada torneio que participa.
McIlroy, que já liderou o ranking mundial', junta-se a vários desportistas que também já renunciaram à participação nos Jogos Rio2016, como os também golfistas Vijay Singh e Marc Leishman, e o ciclista Tejay van Garderen.
Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afetado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.
No início de junho, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo.
O vírus pode causar microcefalia (malformação do crânio e desenvolvimento incompleto do cérebro) e doenças neurológicas em adultos, incluindo a síndroma de Guillain-Barré.
O Brasil recebe os Jogos Olímpicos entre 5 e 21 de agosto, e será palco dos Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro.
Lydia Ko teve que se contentar com a prata, Feng Shanshan fechou o pódio com o bronze.
"Se esperava mais? Sim, muito mais. Joguei muito mal, principalmente nos últimos dois dias"
Justin Rose terminou as quatro voltas com um agregado de 268 pancadas
Filipe Lima terminou torneio no 48º lugar.
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua