Decisão surge na sequência de casos de doping revelados por análises de amostras dos Jogos Pequim'2008 e Londres'2012.
A Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) admitiu a possibilidade de excluir a Rússia, o Cazaquistão e a Bielorrússia dos Jogos Olímpicos do Rio'2016, devido a casos de doping revelados por análises de amostras dos Jogos Pequim'2008 e Londres'2012.
A decisão foi tomada na quarta-feira, durante uma reunião extraordinária do comité executivo da IWF, convocada para analisar vários casos relacionados com violações das regras antidoping.
Em comunicado, a IWF refere que as três federações poderão ser suspensas por terem sido "confirmados três ou mais casos de doping nas contra-análises de amostras dos Jogos Olímpicos Pequim'2008 e Londres'2012",
A decisão da IWF terá de ser confirmada pelo Comité Olímpico Internacional (COI).
A IWF reduziu ainda as quotas de participação nos Jogos Rio2016, que decorrem entre 05 e 21 de agosto, do Azerbaijão e da Coreia do Norte, por casos de doping nos Mundiais de 2015.
Desde novembro de 2015, a Rússia tem sido abalada por vários escândalos de doping, que levaram a Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF) a proibir a participação do país nas competições olímpicas de atletismo.
Entretanto, na terça-feira, o COI anunciou que os desportistas da Rússia e do Quénia deverão ser avaliados individualmente pelas federações internacionais para poderem ser elegíveis para participarem nos Jogos Olímpicos Rio2016.
Izzat Artykov perdeu o bronze após um controlo positivo
Halterofilista do Quirguistão ficou sem a medalha
A medalha de prata foi conquistada pelo arménio Gor Minasyan com menos 22 kg e o bronze para o também georgiano Irakli Turmanidze com menos 35 kg.
O halterofilista uzbeque, de 24 anos, melhorou bem o quarto lugar de Londres'2012
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua