Prazo da Federação para obtenção de marca na prova rainha na base da decisão
Sem possibilidade de marcar presença no domingo, em Twente, na NN Mission Marathon, Jessica Augusto não vai voltar a tentar a qualificação olímpica para a maratona de Tóquio’2020. Ao invés, a atleta do Sporting vai focar as suas atenções nos 10 mil metros, sendo a partir de agora essa a prova na qual concentrará a sua preparação na tentativa de obter o passaporte para os Jogos Olímpicos do Japão.
Uma decisão que Jessica, de 39 anos, justifica a Record pelo facto de a janela de qualificação definida pela Federação para a maratona fechar a 2 de maio, ao invés da dos 10 mil, que lhe permite obter marca até 29 de junho. Ora, por estar ainda a recuperar de lesão (uma tendinite no pé direito), a leonina entende não ter tempo para se apresentar a 100% numa maratona e que a decisão mais segura será tentar o apuramento para os 10 mil nos dois meses e meio que restam.
Será até lá que terá de conseguir a marca de qualificação necessária, fixada nos 31:25.00 minutos, um registo que a aproximaria do seu recorde pessoal na distância - 31:19.15, conseguido em 2010. Desde então baixou por mais três ocasiões dos 32 minutos, mas a verdade é que nos últimos anos o foco da atleta nascida em Paris passou pelas provas de estrada, nomeadamente a maratona, e não tanto pela pista.
Note-se que até ao momento não há nenhuma atleta portuguesa com marca de qualificação, sendo que a mais próxima da qualificação é Salomé Rocha, por via do ranking, onde surge no 41.º posto. Aliás, desde 2016 que uma atleta portuguesa não corre num tempo que agora vale qualificação olímpica - a mais recente foi Dulce Félix, com os 31:19.03 que conseguiu em Amesterdão em 2016.
Os dois atletas, que já têm marcas de qualificação para Paris'2024, dão seguimento aos respetivos
Triplista tem estado ausente das provas por lesão
O castigo sobre 'CJ' Ujah arrasta a desclassificação dos outros três integrantes da estafeta, que eram Zharnel Hughes, Richard Kilty e Nethaneel Mitchell-Blake.
Campeão olímpico quer bater recorde do mundo do 'triplo' este ano
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano