Ugandês deixou uma mensagem escrita na qual deixou expressa a sua intenção de mudar de vida
O atleta ugandês que estava desaparecido desde sexta-feira terá fugido para começar uma nova vida no Japão, segundo a mensagem que deixou no seu quarto. "Quero trabalhar no Japão", escreveu.
Julius Ssekitoleko, de 20 anos, está desde o final de junho na cidade de Izumisano, onde a delegação do Uganda está instalada e treina antes do início do evento, e esta sexta-feira de madrugada abandonou o hotel sem avisar, tendo comprado um bilhete de comboio para Nagoya, a cerca de 200 quilómetros dali, de acordo com novos detalhes da investigação publicados este sábado pela Kyodo, a agência de notícias local.
Relacionadas
A ausência foi notada na manhã desta sexta-feira, quando o atleta - que estava no hotel na noite anterior segundo relatos dos companheiros - não apareceu para entregar o teste diário obrigatório à Covid-19.
Na mensagem que deixou, o halterofilista deixou claro que não quer regressar ao Uganda devido às difíceis condições de vida daquele país africano e pediu aos membros da delegação para entregarem os seus pertences à esposa no país de origem. Um representante do Uganda entrou em contacto com Ssekitoleko na tarde de sexta-feira, mas não conseguiu obter mais informações.
Ssekitoleko era um dos nove atletas da comitiva ugandesa que tinha ficado isolado depois de terem sido detetados dois casos positivos de Covid-19 na chegada ao Japão, a 19 de junho, e continuou a ser submetido aos testes diários estipulados nos regulamentos anti-covid de Tóquio'2020, os quais deram todos negativo.
De acordo com o comunicado da chefe da missão Olímpica do Uganda, Beatrice Ayikoru, enviado à Kyodo, o halterofilista ia regressar ao Uganda com o treinador na próxima semana. Ayikoru garantiu ainda que a equipa sabia da necessidade de respeitar os regulamentos impostos e não poderia deixar a concentração sem autorização.
Este incidente tem gerado preocupação relativamente às medidas anti-covid que estão a ser implementadas no evento, quando falta menos de uma semana para os Jogos Olímpicos começarem.
Foi campeão dos 400 metros livres nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Clube emite comunicado em que denuncia as palavras "em tom pejorativo" do árbitro da AF Aveiro
Pela segunda edição consecutiva, a prova continua a mostrar os dotes dos mais jovens
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes