Voltamos mais logo e contamos consigo!
Termina o 10.º dia de competição nos Jogos Olímpicos e a participação portuguesa ficou marcada por alguns altos e baixos... A começar pela prova dos 1.500 metros femininos.
Salomé Afonso, em estreia, foi afastada, antes de Marta Pen Freitas ter vivido uma situação habitual no mundo da corrida, mas que nenhum atleta quer enfrentar. A portuguesa foi 'bloqueada' por uma opositora na sua eliminatória, ficou inicialmente fora das apuradas para as 'meias', mas acabou por ser readmitida na prova após recurso do COP.
Ainda no atletismo, menos dramática foi a prova de Lorène Bazolo. Sem espinhas, a veterana velocista portuguesa apurou-se para as meias-finais dos 200 metros, ao fechar em segundo na sua eliminatória, à frente de uma das grandes candidatas às medalhas, a jamaicana Shericka Jackson, bronze nos 100 metros. Mas depois ficou em 7.º na sua série das meias-finais, ao correr a distância em 23.20 segundos e ficou fora da final.
Já Liliana Cá, no lançamento do disco, foi 5.ª, numa final marcada pela chuva, que chegou a suspender o concurso. Até poderia ter conseguido melhor do que os 63,93 - ficou a dois metros e meio do recorde nacional -, mas as condições do piso, que ficou molhado, acabaram por estragar a competição a praticamente todas as atletas. Ganhou a norte-americana Valarie Allman, com 68,98 metros.
Por fim, a canoagem. No primeiro dia de provas, Teresa Portela foi segunda na sua série do K1 200 e avançou para as 'meias', tal como Fernando Pimenta no K1 1000, sendo que no caso do canoísta de Ponte de Lima o apuramento foi com vitória na eliminatória. Menos sorte teve Joana Vasconcelos. Foi apenas quinta na sua eliminatória, teve de ir aos 'quartos' para também chegar às 'meias', mas ficou-se pelo quarto posto nesta fase e ficou pelo caminho. Tem ainda o K1 500, a sua especialidade para se redimir.
Consulte aqui todos os resultados dos portugueses. E não deixe de ver como está nesta altura o medalheiro...
Se quiser saber mais informações sobre esta edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio, consulte o nosso especial.
