Balanço do dia dos portugueses
Chega ao fim mais um dia de participação portuguesa em Tóquio'2020, com desfechos bem distintos para os vários atletas nacionais que estiveram em ação.
No atletismo, Liliana Cá foi a figura, ao qualificar-se com a oitava melhor marca para as finais do lançamento do disco, com 62,85 metros, e já avisou que vai apontar ao recorde nacional (e consequentemente às medalhas). Nessa mesma prova, Irina Rodrigues desiludiu e ficou-se pelos 57.03 metros, que lhe valeram apenas o 25.º posto final nas qualificações. Já na sessão da noite, Carlos Nascimento estreou-se em Jogos com um 45.º posto global nos 100 metros, com 10,37 segundos, e ficou também ele pelo caminho.
Mais positivo foi o dia da dupla de 49er, na vela, com Jorge Lima e José Costa a garantirem o acesso à Medal Race de segunda-feira com o sexto posto na classificação geral ao final da 11.ª regata. Nas três realizadas no dia de hoje, os portugueses ficaram em 11.º e por duas vezes em 4.º. O diploma olímpico está garantido. As medalhas são difíceis, mas não impossíveis.
Por fim, um dos resultados mais inesperados acabou por ser o de Diogo Abreu nos trampolins. Candidato a estar na final, o português fez quase tudo bem, até que um erro na segunda série o atirou para fora da qualificação para a decisão. Acabou com 93.420 pontos, em 11.º, e em lágrimas.
Pode consultar aqui todos os resultados dos portugueses.
Ao nível internacional, o dia ficou marcado pelo adeus de Novak Djokovic às medalhas. O tenista sérvio, número mundial, perdeu o bronze para o espanhol Pablo Carreño Busta e abdicou da prova de pares mistos. Disse estar física e mentalmente esgotado.
No basquetebol os Estados Unidos ganharam à República Checa e garantiram, como era esperado, o acesso aos quartos-de-final. Desta vez o Dram Team (que perdera com a França) não tropeçou.
No atletismo, destaque também para o pódio 100 por cento jamaicano nos 100 metros femininos.
Veja aqui como está o medalheiro.
Se quiser saber mais sobre esta edição dos Jogos Olímpicos, não deixe de consultar o nosso especial.
