Já passava da meia-noite, quando Jorge Fonseca saiu da porta de desembarque do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde o aguardavam alguns familiares, amigos e alguns praticantes da modalidade.
"Ter a minha mãe, a namorada e o meu filho aqui à minha espera é muito importante. Estava ansioso por chegar, não dormi quase nada, mal dormi ainda, queria estar com os portugueses, com a minha família", confessou, para depois dedicar "esta medalha a todos os portugueses", agradecendo as muitas mensagens, entre elas do "Paulo Futre", e a festa que fez José Mourinho.
E Paris é já daqui a três anos. "Estou muito feliz, mas queria o ouro e vou já começar a trabalhar para isso, depois de uns dias de férias. Vou trabalhar para o ouro e aí vou dançar". Segredo da medalha em Tóquio? "É sempre muito trabalho, determinação, agora vou trabalhar mais, para o ouro em Paris".
A mãe, Regina, e a companheira, Vanessa, não esconderam a emoção pela primeira olímpica do judoca português. "É um orgulho muito grande ver o Jorge a ganhar a medalha", disseram.
Também à espera de Jorge Fonseca estava Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ).
"É um atleta que é um exemplo. Conseguiu ultrapassar os problemas da vida. Conseguiu dar a volta depois do problema na meia-final e conquistar uma medalha", sublinhou o dirigente, referindo que Fonseca não desilidiu. "Trouxe uma medalha, não era a que queríamos, mas tomara nós que mais atletas consigam a mesma", frisou, para dizer depois que a FPJ já "está a pensar em 2024. Iremos dar todo o apoio aos atletas".
Por Diogo Jesus e Rafael GodinhoDéfice não é alarmante, pois a época decisiva (com pontos a 100%) só agora começa
Em entrevista a Record, diretora de comunicação e marcas dos Jogos Santa Casa aborda ainda os apoios a estudantes para a prática desportiva
Patrícia Mamona conquistou a prata, Jorge Fonseca e Fernando Pimenta o bronze
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool
Argentino, de 38 anos, festeja feito que não acontecia desde 2020/21
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra