Telma Monteiro e Rochele Nunes podem encontrar líderes mundiais

As judocas Telma Monteiro e Rochele Nunes podem encontrar no quadro principal dos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020 a canadiana Jessica Klimkait e a cubana Idalys Ortiz, líderes mundiais das categorias de -57 kg e +78 kg.

O sorteio desta quinta-feira da competição colocou algumas dificuldades no caminho dos portugueses, a começar por Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio de Janeiro, que poderá, caso vença os primeiros combates, medir forças com a melhor do mundo em -57 kg.

PUB

Telma, 10.ª do ranking mundial e oitava cabeça de série, entrará em competição no Nippon Budokan na segunda-feira, começando por defrontar a costa-marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne, 38.ª.

Em caso de triunfo, defrontará a vencedora do combate entre 'velhas conhecidas', a polaca Júlia Kowalczyk (14.ª) que defrontou uma vez e venceu, e a húngara Hedvig Karakas (12.ª), com quem tem um saldo de sete vitórias em nove duelos.

PUB

Se ultrapassar a fase inicial, Telma Monteiro poderá então encontrar nos quartos de final Klimkait, que está isenta da primeira ronda e precisa, também antes, de derrotar a vencedora do combate entre a tunisina Ghofran Khelifi (27.ª) e a búlgara Ivelina Ilieva (22.ª).

A canadiana Klimkait é a grande 'estrela' da atualidade nos -57 kg, categoria que foi fortemente dominada pelas asiáticas nos últimos anos, como líder da categoria, na qual é seguida pela compatriota Christa Deguchi.

O título mundial em Budapeste fez Klimkait agarrar a liderança no seu peso, por troca com Deguchi, segunda da hierarquia mundial e fora dos Jogos ao 'abrigo' da quota de um judoca por país, e garantir ela a presença em Tóquio.

PUB

Se Telma encontrar Klimkait nos quartos de final será a quarta vez que as judocas se defrontam, num registo em que a canadiana venceu sempre, com triunfos no Grande Prémio de Zagreb, em 2018, e nos Grand Slam de Paris e Ecaterimburgo, em 2019.

Em +78 kg, Rochele Nunes tem um cenário parecido ao de Telma, mas a judoca 'peso pesado' poderá encontrar a cubana Idalys Ortiz, isenta da primeira ronda, imediatamente na segunda eliminatória, caso vença o combate de estreia.

Primeiro, Rochele, 11.ª do ranking, entrará na sexta-feira, 30 de julho, no tatami frente à porto-riquenha Melissa Mojica (23.ª), diante de quem já lutou sete vezes, com um saldo de duas vitórias, a última já em 2020, e sete derrotas.

PUB

O bicampeão mundial Jorge Fonseca, um dos grandes candidatos a medalha nos -100 kg, sabia à partida que o estatuto de segundo cabeça de série o deixaria no lado oposto ao líder mundial, o georgiano Varlam Liparteliani.

Jorge Fonseca, isento da primeira ronda, entrará em ação na quinta-feira, 29 de julho, frente ao vencedor do combate entre o belga Toma Nikiforov (16.º) e o brasileiro Rafael Buzacarini (17.º).

Para Jorge Fonseca, acaba por não ser um sorteio simpático, por poder desde logo encontrar Nikiforov, um adversário de 1,90 metros, com quem o judoca português não se costuma dar bem, embora tenha vencido os dois últimos combates.

PUB

Em outros combates dos oito judocas portugueses que vão competir no Nippon Budokan, destaque ainda para a 'veterana' Joana Ramos (18.ª), que entrará em ação no domingo, frente à norte-americana Angelica Delgado (20.ª).

Caso siga em frente, Joana Ramos encontrará a vencedora do combate entre a campeã olímpica em título, a kosovar Majlinda Kelmendi (4.ª) e a húngara Reca Pupp (19.º).

Os Jogos Olímpicos Tóquio'2020 vão ser disputados entre sexta-feira e 8 de agosto, após o adiamento em um ano devido à pandemia de covid-19, estando a competição de judo marcada para decorrer entre sábado e 31 de julho, no Nippon Budokan.

PUB

Combates dos judocas portugueses nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020:

Sábado, 24 jul:

-48 kg: Catarina Costa (sétima cabeça de série, 8.ª do 'ranking' mundial) frente à azeri Aisha Gurbanli (34.ª), na primeira ronda.

PUB

Domingo, 25 jul:

-52 kg: Joana Ramos (18.ª) frente à norte-americana Angélica Delgado (20.ª), na primeira ronda.

Segunda-feira, 26 jul:

PUB

-57 kg: Telma Monteiro (oitava cabeça de série, 10.ª) frente à costa-marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne (38.ª), na primeira ronda.

Terça-feira, 27 jul:

-81 kg: Anri Egutidze (19.º) frente ao austríaco Shamil Borchashvili (22.º), na segunda ronda.

PUB

Quarta-feira, 28 jul:

-70 kg: Bárbara Timo (15.ª) frente à jamaicana Ebony Drysdale Daley (59.ª), na primeira ronda.

Quinta-feira, 29 jul:

PUB

-78 kg: Patrícia Sampaio (18.ª) frente à venezuelana Karen Leon (33.ª), na primeira ronda.

-100 kg: Jorge Fonseca (segundo cabeça de série, 2.º) frente ao vencedor do combate entre o belga Toma Nikiforov (16.º) e o brasileiro Rafael Buzacarini (17.º), na segunda ronda.

Sexta-feira, 30 jul:

PUB

+78 kg: Rochele Nunes (11.ª) frente à porto-riquenha Melissa Mojica (23.ª), na primeira ronda.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Judo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB