Portuguesa lembra as dificuldades, especialmente por conta das condições climatéricas
A portuguesa Melanie Santos assumiu a satisfação com o 22.º lugar alcançado na estreia olímpica na prova de triatlo de Tóquio'2020, disputada sob chuva e vento, na Odaiba Marine Park.
"É uma sensação muito boa. Vinha com o 'top 16' como objetivo e acho que fiquei perto. Estava preparada para o calor e para o sol, mas apanhámos condições completamente diferentes e tivemos de nos adaptar. No final do dia, estou muito orgulhosa por ter representado Portugal e um 22.º lugar para a estreia não é terrível", afirmou a triatleta de Alcobaça, em declarações à agência Lusa.
Aos 26 anos, Melanie Santos cumpriu a estreia olímpica em 2:02.06 horas, a 6.30 minutos da vencedora, Flora Duffy, das Bermudas, depois de ter descolado do grupo da frente logo na natação, quando já seguia no 22.º posto, a 01.08 minutos, 'colada' à suíça Nicola Spirig, campeã em Londres'2012 e prata no Rio'2016.
"Eu nadei logo pior do que normalmente nado, saí um bocado atrás, junto da [Nicola] Spirig, porque sabia que era o último 'comboio' para chegar à frente. Mas o ciclismo estava perigoso, com vento e chuva, e, quando seguia no grupo, houve uma queda à frente e acabei por ficar mais para trás e perdi o comboio", lamentou.
Depois, Melanie Santos segurou a posição, na terceira presença de Portugal na prova feminina de triatlo, depois de Vanessa Fernandes ter sido vice-campeã em Pequim'2008 e oitava em Atenas'2004.
"Tenho de estar feliz e orgulhosa com o 22.º lugar nestas condições e com estes contratempos. Há coisas que não conseguimos controlar, temos de nos adaptar e tirar o melhor de cada prova, desta tirei coisas positivas, estou satisfeita, mas acho que ainda tenho muito a melhorar", rematou, apontando a Paris2024.
Melanie Santos foi a triatleta portuguesa mais bem classificada em Tóquio'2020, com o 22.º lugar, um dia depois de João Silva e João Pereira terem sido, respetivamente, 23.º e 27.ºs classificados na prova masculina.
A primeira deu medalha histórica às Bermudas; os britânicos ganharam na estreia da estafeta mista
Prova está em estreia e foi ganha à frente dos Estados Unidos e França
Kristian Blummenfelt até vomitou depois da prova... mas esperava algo mais exigente
Portuguesa lembra as dificuldades, especialmente por conta das condições climatéricas
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes