A primeira deu medalha histórica às Bermudas; os britânicos ganharam na estreia da estafeta mista
O triatlo fechou este sábado, com a estreia da estafeta mista, a participação nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, com a Grã-Bretanha a levar o primeiro ouro coletivo, numa modalidade que, antes, deu às Bermudas uma medalha histórica.
A estafetas do triatlo, que se estreavam no programa olímpico, redimiram o desempenho dos britânicos, que, sem o bicampeão Alistair Brownlee, ficaram fora dos títulos individuais.
O mais velho dos irmãos Brownlee, ouro em Londres'2012 e no Rio'2016, que tinha estado lesionado, foi desqualificado em junho numa competição em Leeds, por comportamento antidesportivo, e ficou fora dos Jogos Olímpicos.
A sua ausência, apesar da participação de Jonathan Brownlee, o irmão mais novo, medalha de prata no Rio'2016 e de bronze em Londres2012, abriu maiores possibilidades à concorrência, e o norueguês Kristian Blummenfelt aproveitou.
Num dia sem muito calor, ao contrário do que o próprio Blummenfelt disse esperar, o norueguês cumpriu o 'combinado' de natação, ciclismo e corrida em 1:45.05 horas, à frente do britânico Alex Yee (a 11 segundos) e do neozelandês Haydel Wilde (a 20).
O mais novo dos irmãos Brownlee foi quinto, mas ainda conseguiu a sua terceira medalha olímpica da história, e a primeira nestes Jogos, já na estafeta mista, em que fez equipa com Jessica Learmonth, Georgia Taylor-Brown e Alex Yee -- que tinha sido prata na prova individual.
Na estafeta, que se estreou 21 anos depois da entrada da modalidade no programa olímpico, nos Jogos de Sydney'2000, o ouro da Grã-Bretanha foi secundado pela prata dos Estados Unidos (a 14 segundos) e o bronze de França (a 23).
Em femininos, Flora Duffy fez história com as Bermudas, ao dar ao pequeno país caribenho a sua primeira medalha de ouro e a segunda de sempre, depois de Clarence Hill ter sido bronze no boxe em Montreal76.
Duffy, que dominou a prova na totalidade, disse no final acreditar que a medalha era maior do que ela, por poder inspirar os "jovens das Bermudas a mostrarem que ser uma pequena ilha e competir num palco mundial, é possível".
Das três provas de triatlo em Tóquio'2020, foi Duffy que teve a vitória mais tranquila, ao ganhar em 1:55.36 horas, deixando atrás de si a britânica Geórgia Taylor-Brown, a 1.14 minutos, e a norte-americana Katie Zaferes, a 1.27.
Entre os portugueses, Melanie Santos foi 22.ª na prova feminina (a 6.30 minutos da campeã olímpica), e em masculinos, João Silva 23.º (a 2.26 do campeão) e João Pereira 27.º (a 2.59).
- Quadro de medalhas do triatlo:
Masculinos:
Ouro: Kristian Blummenfelt, Nor.
Prata: Alex Yee, GB.
Bronze: Hayden Wilde, Nzl.
Femininos:
Ouro: Flora Duffy, Ber.
Prata: Georgia Taylor-Brown, GB.
Bronze: Katie Zaferes, EUA.
Estafeta mista:
Ouro: Grã-Bretanha (Jessica Learmonth, Jonathan Brownlee, Georgia Taylor-Brown e Alex Yee).
Prata: Estados Unidos (Katie Zaferes, Kevin McDowell, Taylor Knibb e Morgan Pearson).
Bronze: França (Leonie Periault, Dorian Coninx, Cassandre Beaugrande e Luis Vicent).
A primeira deu medalha histórica às Bermudas; os britânicos ganharam na estreia da estafeta mista
Prova está em estreia e foi ganha à frente dos Estados Unidos e França
Kristian Blummenfelt até vomitou depois da prova... mas esperava algo mais exigente
Portuguesa lembra as dificuldades, especialmente por conta das condições climatéricas
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes